Apresentação da revista Lições Bíblicas Adolescentes
Vídeo feito, exclusivamente, para auxiliar os professores e superintendentes de Escola Dominical. Nele você encontra um resumo do conteúdo e orientações para um trimestre abençoado na sua Classe de Adolescentes. Uma análise do Tema: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário – com uma breve explicação de cada lição em particular.
Apresentação: Flavianne Vaz – Historiadora, Teóloga, Autora do Livro “Liderando Adolescentes” e Editora responsável da Revista Adolescentes, Berçário e O Caminho para o Céu da CPAD.
Conceito da capa
A escolha da capa considera a identidade e as necessidades dos meninos e meninas nesta faixa etária. A capa sugere a identificação do conteúdo com os alunos da classe de Adolescentes.
Conceito da revista
A proposta pedagógica deste Currículo para a revista Lições Bíblicas Adolescentes transcorre as esferas doutrinária, bíblica e prática. A ideia central é reforçar aos adolescentes os preceitos básicos da fé cristã, fortalecendo neles a percepção da necessidade de comunhão com Deus e com a igreja, através do ensino dos princípios e valores cristãos. A revista foi reformulada pensando os desafios das lideranças cristãs diante da nova geração de adolescentes.
Para isso, preparamos um novo projeto gráfico que considera uma abordagem pedagógica que facilita a comunicação com a geração digital e potencializa a aprendizagem.
O vocabulário, as propostas pedagógicas e as reflexões foram planejadas considerando a realidade e a identidade dos adolescentes, resultando assim em um produto de fácil compreensão e com aplicações práticas, associadas ao dia a dia.
Objetivos
Apontamos aqui os objetivos pedagógicos e teológicos, que deverão ser alcançados pelo professor.
REVISTA PROFESSOR
Uma suma dos temas que serão abordados na lição.
Uma mensagem especial para os nossos professores de Escola Dominical, com uma palavra motivadora para a abertura do trimestre. Aqui há também a indicação do QRCode que encaminha para o site da Escola Dominical, onde os professores encontrarão subsídios inéditos sobre o tema do trimestre.
Uma palavra de despertamento para os leitores sobre o tema que será estudado.
Título das lições que serão estudadas no trimestre.
Apresentação de todas as seções da revista.
O título abre a lição da semana, apontando para o foco central.
Nesta seção apresentaremos o texto bíblico base da lição.
Aqui destacamos o versículo bíblico-chave da lição.
Agenda semanal de leitura bíblica, a fim de motivar a prática do devocional diário.
Apontamos aqui os objetivos pedagógicos e teológicos, que deverão ser alcançados pelo professor.
Uma conversa franca com o professor, que promove uma reflexão sobre o tema que está sendo ensinado.
Uma proposta pedagógica para o professor utilizar na preparação da aula ou desenvolvimento da mesma.
Uma introdução ao tema da lição, com uma abordagem reflexiva que desperte o interesse do(a) aluno(a).
Comentário da lição, desenvolvido pelo autor, de forma didática.
Texto que oferece auxílio didático, pedagógico ou teológico, visando o aprofundamento do(a) professor(a) sobre o tema.
Uma proposta de exercício, visando reforçar a aprendizagem, com o apontamento das respostas.
Trata-se de uma provocação reflexiva, com uma abordagem prática acerca do assunto proposto.
Espaço para que cada professor(a) anote suas propostas, impressões e estratégias que serão desenvolvidas na aula.
REVISTA ALUNO
Uma mensagem especial para os meninos e meninas, promovendo o envolvimento e o interesse em relação à Escola Dominical.
Uma palavra de despertamento para os leitores sobre o tema que será estudado.
Síntese dos temas que serão desenvolvidos nos próximos anos.
Título das lições que serão estudadas no trimestre.
Apresentação de todas as seções da revista.
Espaço para sinalização do período do estudo.
O título abre a lição da semana, apontando para o foco central.
Nesta seção apresentaremos o texto bíblico base da lição.
Aqui destacamos o versículo bíblico-chave da lição para a memorização do aluno(a).
Agenda semanal de leitura bíblica, a fim de motivar a prática do devocional diário.
Uma introdução ao tema da lição, com uma abordagem reflexiva que desperte o interesse do(a) aluno(a).
Comentário da lição, desenvolvido pelo autor, de forma didática.
Uma atividade que visa reforçar a aprendizagem.
Trata-se de uma provocação reflexiva, com uma abordagem prática acerca do assunto proposto.
Espaço para que cada aluno(a) anote suas dúvidas, impressões e lições aprendidas na aula.