Lição 04 – A conquista da terra prometida
LEITURA BÍBLICA: Josué 1.1-9.
A MENSAGEM: “O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês” (Josué 1.2).
OBJETIVOS:
MOSTRAR que o histórico de Israel é marcado por grandes milagres;
ENSINAR aos adolescentes acerca da manifestação do poder de Deus;
APONTAR a fidelidade de Deus, mediante o cumprimento da promessa sobre a conquista da Terra Prometida.
Amigo(a) professor(a) da classe dos Adolescentes, a paz do Senhor!
Nesta lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre a entrada dos hebreus na Terra Prometida. Após receber de Deus a missão de dar continuidade ao legado de Moisés, guiando o povo rumo à posse da Terra Prometida, Josué teve de encarar grandes desafios (Js 1). O primeiro dentre muitos foi o de atravessar o rio Jordão (Js 3). Deus trouxe o seu povo até aquele lugar e mais uma vez, de maneira gloriosa, manifestou o seu poder. Quando os sacerdotes pisaram no rio com a Arca em seus ombros as águas do Jordão pararam para que o povo pudesse atravessar (Js 3.15-17). Esta era a confirmação de que Deus estava com o seu povo e, também, reafirmando o ministério de Josué à frente da nação.
Mas não parou por aí, pois Deus continuou operando milagres nos tempos de Josué. Quando tiveram de enfrentar a cidade de Jericó, diz a Bíblia que depois de serem ajudados por Raabe, uma mulher prostituta que tinha sua casa construída sobre a muralha, os hebreus foram orientados sobre o que deveriam fazer (Js 2; 6.17). Eles deveriam rodear a cidade uma vez por dia, durante seis dias e, no sétimo dia, rodeá-la sete vezes. Após os sacerdotes tocarem as trombetas e com o grito do povo as muralhas caíram (Js 6.1-7). Deus mais uma vez manifestou o seu poder e assim foi durante a ocupação.
A lição central ensinada em cada um desses milagres era muito clara. O povo de Israel só poderia vencer com a ajuda contínua de Deus. Quando o povo não queria ouvir e obedecer aos ensinamentos do Senhor a derrota era certa. O relato dessa história nos mostra que o mesmo ocorre com os servos de Deus atualmente. Quem nos garante a vitória é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele opera em cada situação de nossas vidas para que o nome dEle seja glorificado. Esse processo mostra a nossa dependência de Deus e a confiança contínua que devemos ter em sua provisão.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, editada pela CPAD, “Assim como as experiências de Israel no deserto, a entrada e a conquista de Canaã foram registradas por escrito como exemplo e advertência para nós (cfr. 1 Co 10.11). 1. A conquista da terra prometida pelo povo de Deus não simboliza o céu, mas representa a ‘herança’ espiritual que os seguidores de Cristo recebem quando aceitam a sua salvação. Isto inclui o perdão dos pecados e a oportunidade de ter um relacionamento pessoal com Deus, juntamente com todas as suas bênçãos e seus benefícios.
2. Embora os seguidores comprometidos de Cristo já possuam a salvação e sejam ‘abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo’ (Ef 1.3), eles devem continuar ‘a boa milícia’ espiritual de fé por toda a sua vida, até chegar o dia em que estarão com Cristo para sempre (1 Tm 1.18-20; 4.16; 6.12). Em outras palavras, como a conquista de Canaã, a verdadeira salvação espiritual e a vida eterna envolvem a batalha espiritual e a vitória sobre os poderes do mal que tentam destruir a nossa alma (veja Ef 6.10-20).
3. Para Josué e os israelitas, a conquista e a tomada de posse da terra prometida só seriam possíveis pela fé em Deus, pela obediência à sua Palavra e pelo combate contra os inimigos de Deus (Js 1.7-9; cf. Dt 28). Para os crentes sob o novo concerto (isto é, o plano de Deus da salvação espiritual e um relacionamento pessoal com Ele por meio da obra de Jesus Cristo, seu Filho), receber a salvação e as bênçãos de Deus são também o resultado de viver segundo a fé em Cristo, obedecer à Palavra e engajar-se na batalha espiritual contra a própria natureza humana pecadora e rebelde e contra os perversos esquemas de Satanás (Gl 5.16-21; veja Ef 6.11). Da mesma maneira que Josué advertiu o povo de que eles poderiam perder o seu lugar na terra prometida se abandonassem a fé em Deus (23.16), os crentes hoje devem ter o cuidado de manter a confiança nas promessas de Deus (v. 6), no seu poder (3.14-17), e na sua presença pessoal (vv. 5, 9)” (2022, p. 364).
Professor(a), aproveite o tema desta lição que discorre sobre a introdução da nação israelita na Terra Prometida e converse com seus alunos a respeito da coragem necessária para enfrentar os desafios decorrentes das promessas de Deus feitas a nosso respeito. Enfatize aos seus alunos que a provisão divina se manifesta à medida que nos posicionamos corajosamente para viver os propósitos de Deus.
Tenha uma excelente!