Lição 03 – Moisés e Josué, grandes líderes do povo de Israel
LEITURA BÍBLICA: Êxodo 33.7-11; Deuteronômio 31.1-8.
A MENSAGEM: “O Senhor disse a Moisés: — Chame Josué, filho de Num, que é um homem competente, e ponha as mãos sobre ele” (Números 27.18).
OBJETIVOS:
ENSINAR que Deus estabelece liderança para servir e cuidar do seu povo;
EXPOR o legado espiritual da liderança de Moisés para o povo de Israel;
DESTACAR que lideranças humanas precisam se submeter a Deus e serem fiéis a Deus, conforme o exemplo de Moisés e Josué.
Prezado(a) professor(a) da classe dos Adolescentes, a paz do Senhor!
A lição desta semana tem como tratativa destacar a liderança de Moisés à frente da nação de Israel, bem como a escolha de seu sucessor, a saber, Josué, na difícil missão de guiar o povo hebreu rumo à Terra Prometida. Liderar não é uma tarefa fácil, mas vamos aprender que Deus cuida do seu povo e escolhe pessoas que são capazes de suportar a pressão e enfrentar com coragem os desafios da caminhada (2 Co 1.21, 22). Veremos também que a liderança de Moisés deixou um legado espiritual contundente para o povo de Israel. Moisés não foi apenas um líder religioso, mas alguém que a partir do seu testemunho ensinou os hebreus a se relacionarem com Deus, a honrar o concerto feito com Ele e a ensinar as futuras gerações como deviam se comportar após a entrada na Terra Prometida (Dt 8.1-10). Tudo isso só foi possível porque Moisés e Josué foram líderes que submeteram-se à vontade de Deus e foram fiéis nos momentos mais difíceis da trajetória (Js 1.5-9). O exemplo desses dois grandes líderes de Israel tem muito a nos ensinar.
Em primeiro lugar, a liderança de Moisés nos ensina que Deus estabelece líderes de acordo com o seu propósito. As pessoas que ocupam algum cargo de liderança no Reino de Deus não estão ali por acaso. O próprio Deus as estabelece porque conhece os desafios que o seu povo terá de enfrentar e escolhe líderes que tenham o perfil apropriado para lidar com as adversidades. Trata-se de uma grande responsabilidade liderar na obra de Deus (Êx 18.21). Seja nos dias de Moisés, bem como nos dias da Igreja Primitiva ou até mesmo em nossos dias, Deus continua a capacitar líderes que sejam idôneos para fazer a sua vontade. Isso não significa que estes líderes sejam perfeitos ou não cometam nenhuma falha, e sim que eles vão cumprir com os objetivos para o qual foram chamados.
Outro aspecto diz respeito ao legado que a liderança de Moisés trouxe para a nação de Israel. Os hebreus constituíam um povo que não sabia servir a Deus. Eles passaram um bom tempo na casa da servidão no Egito, aprendendo toda sorte de pecados praticados pelos egípcios (Lv 18.3). A partir de Moisés o povo conheceu a Lei, bem como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó que havia feito grandes promessas para a nação. Os ensinamentos de Moisés moldaram o caráter da nação e forjaram o que se conhece até então de judaísmo (Êx 20).
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, editada pela CPAD, “Os mandamentos de Deus foram entregues ao povo em forma escrita por Moisés. Estes mandamentos não incluíam apenas as palavras de Deuteronômio, mas todo o Pentateuco (isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia). Eram a Palavra de Deus em forma escrita, as Sagradas Escrituras inspiradas, preservadas e formatadas em história bíblica (cf. Êx 31.24-26; 24.4, 7; Nm 33.2, Mt 8.4; Jo 5.46; 7.19)” (2022, p. 354). Dessa forma, o povo poderia consultar sempre os escritos sagrados para saber como se comportar, o que falar e decidir. Mesmo depois de muitos anos o Senhor não mudou o método de ensinar o seu povo a guardar os seus mandamentos. Ele deixou a Bíblia Sagrada para que pudéssemos consultar e seguir seus conselhos e princípios a fim de agradá-lo.
Professor(a), a partir do exemplo de Moisés, explique aos alunos o que significa “legado”. Explique que um bem deixado para a próxima geração é um legado que, não necessariamente, precisa ser de ordem material. Moisés deixou um legado de serviço e vida com Deus. Pergunte aos alunos o que nosso Senhor Jesus deixou como legado aos seus discípulos. Explore o tema e converse com seus alunos sobre a relevância da liderança de Jesus e qual legado Ele deixou a sua igreja e que predomina até os dias atuais. Realize uma roda de conversa e permita que os alunos participem.
Tenha uma excelente aula!