Lição 01 – Período intertestamentário
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. PERÍODO DO SEGUNDO TEMPLO
2. CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO E CULTURAL
3. OS INVASORES COMO INSTRUIMENTO DE DEUS
4. O “SILÊNCIO DE DEUS”
OBJETIVOS
COMPREENDER o cenário sociopolítico do período intertestamentário;
MOSTRAR que até mesmo os invasores foram instrumentos do Senhor;
ENTENDER que Deus nunca deixou de operar na história e cada evento serviu aos seus propósitos.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Você está pronto(a) para iniciar um novo trimestre de estudos, junto aos seus Juvenis? Pronto(a) para seguir nessa viagem de conhecimento, dessa vez, pelo Novo Testamento? Encare esse período como mais uma etapa em seu ministério, na qual o Senhor novamente o(a) capacitará.
Como observamos na sabedoria de Eclesiastes 3 e ao longo de toda Escritura, tudo na vida é cíclico, mutável, com um tempo e um propósito determinado pelo nosso Deus Criador. Portanto, ignorar ou resistir às mudanças além de inútil, é demasiadamente frustrante, pois distancia-nos do projeto do Senhor para nós. Afinal, Ele usa cada fase da vida e todas as circunstâncias que a seguem para o bem daqueles que o amam e que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). Até mesmo, as situações mais adversas ou dificuldades que são fruto do nosso próprio pecado, como Deus fez a Israel após suas sucessivas quedas, idolatria e negligência aos avisos proféticos, usando os invasores como instrumentos de correção em suas mãos.
Após aplicar o conteúdo desse tópico três da aula, “Os Invasores como Instrumentos de Deus”, aproveite-o para propor aos alunos uma reflexão acerca de suas próprias vidas.
Ajude-os, fazendo perguntas como: o Senhor já usou uma situação adversa para te corrigir, alertar sobre algo que precisava do seu conserto e acabou resultando em algo positivo? Quem sabe, alguma porta fechada, relação desfeita ou outra situação que inicialmente te trouxe dor, mas depois, você entendeu que foi apenas um instrumento do Senhor para guiá-lo(a) a algo melhor?
A princípio, peça que todos reflitam, respondendo as questões internamente, apenas para si mesmos. Você pode fazer outras perguntas conforme o Espírito Santo lhe orientar, de forma que os conduza à gratidão pela condução do Senhor e ao arrependimento, caso estejam recebendo esse alerta/correção no momento. Em seguida, permita a quem desejar, que compartilhe com a classe essa experiência de forma resumida, devido ao tempo, mas para que todos possam aprender e ser edificados pelos depoimentos.
Esperamos que você leia previamente as sugestões pedagógicas em sua revista Lições Bíblicas Juvenis a fim de colocá-las em prática em sala de aula, para o melhor êxito nos objetivos propostos junto a classe. Oramos para que você continue perseverando na sua caminhada e trabalhamos para cooperar com o avanço do Reino de Deus através do seu ministério. Prossigamos firmes no Senhor!
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!