Lição 08 – Abraão e Sara: A semente de um povo
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 11.26-31; 12.1-7.
A MENSAGEM: “Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’: E Abraão foi chamado de ‘amigo de Deus” (Tiago 2.23).
OBJETIVOS:
APRESENTAR a história de Abraão e Sara;
DESTACAR a promessa que Deus fez a esse casal;
MOSTRAR que devemos crer em Deus, pois Ele é fiel.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta aula, veremos a história de Abraão e Sara quando receberam a promessa de que seriam pais de uma grande nação. No entanto, a promessa deparava-se com uma série de problemas, tendo em vista que o casal já tinha idade avançada. A história vai mostrar que entre o recebimento da promessa e, de fato, o seu cumprimento há uma longa história com o surgimento de novos personagens, dentre eles, Agar, a serva e Ismael, seu filho. Veremos também que com o cumprimento da promessa em Isaque, muitas mudanças ocorreriam na vida daquele casal de idosos. De modo geral, há muitas lições que podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos adolescentes nos dias atuais, tendo em vista que estamos vivendo dias difíceis de muita incredulidade e oposição a fé em Jesus Cristo.
O primeiro tópico da lição apresenta a história de Abraão, sua ascendência da geração de Sem, bem como o seu chamado para um grande projeto. Abraão não tinha esse nome no início, seu nome incialmente era Abrão. “Abrão significa ‘pai elevado’. Abraão significa ‘pais de uma multidão’. Na Bíblia, uma nova experiência com Deus, muitas vezes, requeria um novo nome para a pessoa, simbolizando aquele novo relacionamento” (1995, p. 56). Observe que o impacto da ação divina na vida de Abraão mudou o seu destino e a forma como ele conduziria a vida. Da mesma forma, ocorre conosco quando somos impactados pelo encontro com o Senhor Jesus. Uma vez que aceitamos a Jesus como Salvador a nossa perspectiva de vida muda, pois, desde então, “o viver é Cristo e o morrer é ganho” (Fp 1.21).
Assim, o nascimento de Isaque é o grande divisor de águas na vida daquele casal. Antes disso, Sara havia cometido o equívoco de permitir que sua serva Agar assume o papel de barriga de aluguel para gerar um filho a Abraão e, com isso, nasceu Ismael. Depois de um tempo, o Senhor tornou a falar com Abraão e promete-lhe que dali a um ano sua esposa lhe daria um filho. Sara, porém, não acreditou, mas riu quando de dentro da tenda ouviu o anjo anunciar a promessa. No mesmo instante, o Anjo do Senhor a repreendeu para que não descresse do poder divino, pois para Deus nada haveria nada que fosse demasiadamente difícil (Gn 18.10-14).
Professor(a), mostre aos seus alunos que não podemos permitir que a incredulidade tome o nosso coração de tal forma que deixemos de crer no poder de Deus. Muito pelo contrário, “Deus quer que compreendamos que Ele tem o poder para cumprir aquilo que Ele prometeu. Jesus realçou essa verdade quando disse: ‘A Deus tudo é possível’ (Mt 19.26).” (1995, p. 58). Professor(a), aproveite a temática da aula para destacar alguma experiência de fé que você tenha tido ou mesmo abra espaço para que os seus alunos compartilhem suas experiências. Pontue também que há fatores limitadores que tentam impedir o exercício pleno da nossa fé, mas são exatamente esses exercícios que elevam a nossa fé em Cristo Jesus.
Tenha uma excelente aula!