Lição 04 – Deus é trino
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE
II – AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE
III – UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE
CONCLUSÃO
Esta primeira lição tem quatro objetivos que os professores devem buscar atingi-los:
I) Demonstrar como a Bíblia apresenta a Trindade desde o Antigo Testamento; II) Apresentar e refutar as principais heresias sobre a doutrina da Trindade;
III) Explicar o Unicismo na atualidade e seus perigos.
O MONOTEÍSMO BÍBLICO E A TRINDADE
O Antigo Testamento é monoteísta: “Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). A palavra hebraica ’eḥad, traduzida por “único” nessa passagem, significa “um, mesmo, único, primeiro, cada, uma vez”. Isso tem implicações trinitárias: “a questão da diversidade dentro da unidade tem implicações teológicas. Alguns eruditos têm pensado que, embora ‘um’ esteja no singular, o uso da palavra abre espaço para a doutrina da Trindade”.34 A mensagem principal, nesse versículo, é o monoteísmo que se tornou, ao longo dos séculos, na confissão de fé dos judeus; ainda hoje, os judeus religiosos recitam essa passagem três vezes ao dia. A Expressão hebraica YHVH ’eḥad se traduz também por “Javé é um”, essa construção hebraica aparece em Zacarias 14.9: “naquele dia um só será Jeová, e um só o seu nome” (TB).
A palavra hebraica apropriada para “unidade absoluta” é yaḥid, que traz a ideia de “solitário, isolado”,35 mas não é essa a palavra usada em Deuteronômio 6.4, para “um”. Veja que, em Gênesis 2.24, a palavra ’eḥad é usada para dizer que o marido e a mulher são ambos “uma só carne”. É nesse sentido que entendemos o monoteísmo do Antigo Testamento (2 Rs 19.15; Ne 9.6; Sl 83.18; 86.10).
O Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus, é o mesmo Deus do cristianismo, do Novo Testamento: “Jesus respondeu: — O principal é: ‘Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força’” (Mc 12.29,30).
O apóstolo Paulo pregava para judeus e gentios o mesmo Deus revelado por Jesus: “O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca” (At 22.14). Veja o que ele ensina nas epístolas, “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” (1 Co 8.6). “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um” (Gl 3.20). “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós” (Ef 4.6).
A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Deus é um só, ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O termo “Pai”, pater, em grego, aparece cento e trinta e seis vezes no Evangelho de João, sendo que cento e vinte vezes se refere a Deus.36 Gordon D. Fee, em seu livro Paulo, o Espírito Santo e o povo de Deus, afirma que 80% da menção do nome “Deus” nas epístolas paulinas se refere ao Deus Pai. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao Filho (Cl 2.9) e ao Espírito Santo (At 5.3,4). Aparece, na maioria das vezes, com referência à Trindade (Dt 6.4). Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino YHWH), pois aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1), ao Filho (comp. Is 40.3; Mt 3.3) e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3). No entanto, aplica-se também à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18).
O pensamento neotestamentário
O Novo Testamento não contradiz o Antigo, mas torna explícito o que dantes estava implícito, pois a unidade de Deus não é absoluta. Deus não é uma mônada estéril, de modo que as Escrituras Sagradas dos judeus revelam a unidade na Trindade, ao passo que o texto sagrado da Nova Aliança revela a Trindade na unidade. A doutrina da Trindade não neutraliza e nem contradiz a doutrina da Unidade e nem a doutrina da Unidade anula a Trindade. A Trindade bíblica pregada pelos cristãos consiste em um só Deus em três Pessoas, não três deuses, que seria uma tríade e não uma trindade.
Texto extraído da obra Em Defesa da Fé Cristã, editada pela CPAD.