Lição 03 – A grandeza da criação
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 1.1-25.
A MENSAGEM: “Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida” (Jó 33.4).
OBJETIVOS:
ENSINAR o relato da criação em todas as suas fases;
PONTUAR complexidades do corpo humano, mostrando a impossibilidade do surgimento espontâneo e aleatório da vida;
INCENTIVAR o adolescente a adorar o Deus Criador.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
A aula desta semana tem como tema central excelência da criação de Deus. A Palavra de Deus afirma que “os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” (Sl 19.1). E não somente o firmamento, mas tudo o que Deus criou manifesta a sua glória e magnitude, inclusive, o ser humano, a principal obra de suas mãos. Além do mundo e do universo, a lição reflete também sobre a criação do corpo humano. Somente um Deus tão sábio poderia fazer essa máquina maravilhosa chamada de corpo humano. A cada dia que passa a ciência descobre mais qualidades do corpo humano que enaltecem ainda mais a grandeza de Deus. Por essa razão, toda a criação deve reverenciar a sua soberania, temê-lo e submeter-se à sua vontade que é boa, agradável e perfeita (Rm 12.1, 2).
O primeiro tópico da lição aponta para o relato da criação. Deus criou os céus, a Terra, os animais e, por fim, criou o ser humano, a principal das obras de suas mãos. No segundo tópico destaca que quando olhamos para a fauna e para a flora, obra de suas mãos, percebemos que em cada detalhe está a assinatura de Deus. A diversidade de seres criados, bem como de plantas e recursos naturais para a subsistência dos animais e humana. Tudo o que era necessário para a humanidade viver feliz e prospera encontra-se no planeta Terra. Deus é perfeito em tudo o que faz. E, por fim, o tópico 3 ressalta os detalhes do corpo humano, uma máquina maravilhosa, desde as células até os ossos, um grande e complexo sistema de vida projetado de modo perfeito em seus mínimos detalhes.
A grandeza da natureza, bem como as riquezas da vida humana, se mostra cada vez mais intrigante para a ciência. É uma grande de sabedoria que a inteligência humana não consegue alcançar. O apóstolo Paulo enaltece a sabedoria de Deus na Carta aos Romanos. De acordo Lawrence O. Richards, na obra Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (CPAD), discorre da análise do apóstolo Paulo ao falar da sabedoria de Deus. “Sua análise da história sagrada mostrou claramente algumas das profundidades escondidas da sabedoria e do conhecimento de Deus, e tornou claro que seus juízos são ‘insondáveis’ (Rm 11.33). Não conhecemos e não podemos conhecer o pensamento de Deus de uma forma completa. Mas podemos, em total assombro, louvá-lo e glorificá-lo pela complexidade, pela graça, pela beleza e pela glória de seu plano” (2007, p. 316).
Professor(a), a grande de Deus se revela em detalhes surpreendentes da natureza. Aproveite a aula e convide os alunos para participarem de uma feira de exposição com a presença de grandes obras criadas por Deus e que se encontram presentes na natureza. Seus alunos podem elaborar cartazes com cartolina ou papel 40 kg. Permita que usem a criatividade e colem no cartaz figuras da natureza desde animais a vegetais incríveis que mostram a beleza da criação de Deus. Se você preferir, leve também um vídeo que explore o tema e mostre animais e vegetais desconhecidos da nossa realidade local. Ao final, reforce aos seus alunos que Deus forjou a natureza com ricos detalhes. A intenção é que à medida que o ser humano contempla a natureza, ele tem uma prova cabal de que existe um Criador dos céus e da Terra que fez tudo com perfeição. Reflita com os seus alunos a partir dessa abordagem.
Ótima aula e que Deus abençoe a sua classe!