Lição 02 – Quem é o Criador
LEITURA BÍBLICA: Jó 38.4-18.
A MENSAGEM: “Os mais altos céus são de Deus, o Senhor; a Ele pertencem a terra e tudo o que nela existe” (Deuteronômio 10.14).
OBJETIVOS:
EXPLICAR a grandeza do Criador e o que é ser transcendente;
DEMONSTRAR que Deus pode ser conhecido;
INCENTIVAR os adolescentes a conhecerem a Deus.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta aula, seus alunos estudarão sobre um assunto importante para a caminhada na fé: eles precisam saber quem é Deus. Parece meio óbvio que uma pessoa que já é crente desde a infância saiba quem é Deus. No entanto, os fatos comprovam que boa parte de nossos pré-adolescentes ainda não conhece ao Senhor. Para conhecer a Deus é necessário estabelecer um relacionamento pessoal com Ele, conhecer suas qualidades, formas de agir e pensar (Os 6.3; 1 Jo 2.3, 4). Não há meio melhor para conhecermos as características de Deus a não ser por intermédio das Escrituras Sagradas. O Senhor Jesus exortou aos seus discípulos que eles deveriam examinar as Escrituras porque são elas que testificam a respeito dEle e mostram o caminho para a vida eterna (Jo 5.39). Logo, é imprescindível encorajar nossos pré-adolescentes a buscarem conhecer mais a Deus a partir do que a Bíblia revela.
O primeiro tópico da lição tem como finalidade explicar a grandeza do Criador e a sua natureza transcendente. Seus alunos já ouviram que Deus é grande, mas o que isso significa no contexto bíblico? Ser grande diz respeito à soberania de Deus, Ele é o dominador de todas as coisas (2 Cr 20.6). Sem a autorização dEle, nada acontece. Nosso Deus tem todo o poder nas suas mãos e, portanto, devemos reconhecer a sua grandeza e autoridade (Sl 62.11). Como também, precisamos reconhecer a sua transcendência (Is 57.15), isto é, que Deus “ultrapassa o conhecimento comum, e vai além da experiência meramente humana. A transcendência é um dos atributos naturais de Deus. Transcendência dimensional: expressão usada por Sören kierkegard para explicar que Deus não está apenas distante em termos espaciais. Deus também se acha numa esfera de realidade completamente diferente da nossa, onde tempo e espaço não são contados de acordo com os nossos conceitos e medidas” (Dicionário Teológico. CPAD, 1996, p. 347).
O segundo tópico tem como objetivo demonstrar que Deus pode ser conhecido. Na verdade, Deus quer ser conhecido e, por isso, Ele se manifestou aos homens por diversas maneiras. A Bíblia mostra vários encontros do Criador com pessoas que Ele escolheu para esse propósito. Adão e Eva no jardim do Éden (Gn 1.26-31); Moisés no monte Horebe (Êx 3.1-6); Jacó na travessia do rio Jaboque (Gn 32.22-30); Gideão quando estava malhando trigo no lagar (Jz 6.11-14); Isaías no templo (Is 6.1-9); e muitos outros. Sem contar que Deus manifesta o seu poder e divindade por meio da própria natureza. Toda a criação revela que existe um Criador, ou seja, um ser inteligente que pensou na formação de todas as coisas (Rm 1.19, 20).
No terceiro tópico, encontramos uma palavra para incentivar nossos adolescentes a conhecerem a Deus. Vale dizer novamente que estar na igreja não significa que conheçamos ao Senhor. Conhecê-Lo significa estabelecer um relacionamento mais profundo com Ele. Nesse sentido, a melhor forma de conhecermos a Deus é por intermédio da pessoa de Jesus Cristo (Hb 1.1). Nosso Senhor revelou o Pai aos seus discípulos que conviveram com Ele durante o período de seu ministério terreno (Jo 12.45). Mas Ele deseja também revelar o Pai aos seus discípulos da atualidade. Quem conhece a Jesus e obedece aos seus mandamentos conhece o Pai e tem comunhão com o Pai (14.20-23).
Professor(a), a partir das observações anteriores, converse com seus alunos e pergunte se eles podem dizer que conhecem a Deus. Quais são os sinais de que uma pessoa, de fato, conhece a Deus? O que uma pessoa precisa fazer para conhecer a Deus? Ao final, mostre à luz da Bíblia como podemos fazer para se aproximar de Deus e alcançarmos um relacionamento verdadeiro com Ele.
Tenha uma ótima aula!