Lição 12 – Temos uma missão no mundo
LEITURA BÍBLICA: Mateus 28.16-20.
A MENSAGEM: “Então ele disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16.15).
OBJETIVOS:
APRESENTAR a missão da Igreja de Cristo;
MOTIVAR os adolescentes a viverem o chamado de Deus;
REFLETIR sobre métodos e recursos disponíveis hoje para a Igreja cumprir o seu chamado.
A paz do Senhor, caro(a) professor(a).
A lição desta semana tem como finalidade mostrar aos seus alunos em que consiste a missão da Igreja neste mundo. Nosso Senhor Jesus, quando se apresentou entre os seus discípulos após a ressurreição, anunciou-lhes que, a partir de então, eles deveriam ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15). Essa missão deveria ser acompanhada por sinais como milagres, prodígios e maravilhas que seguiriam aqueles que cressem. O tempo passou, mas esta mesma missão foi transferida como um legado para as gerações posteriores. Atualmente, a Igreja deve se comprometer com a missão que justifica a sua natureza e existência neste mundo: a pregação do Evangelho da graça (Rm 1.16, 17).
Entender a missão é primordial para que tenhamos a segurança do trabalho que estamos realizando e porque estamos realizando. Em geral, somos convidados diariamente a cumprir uma série de tarefas sem perguntarmos para nós mesmos qual o motivo pelo qual estamos cumprindo tais tarefas. No caso do Evangelho, precisamos ter em mente que anunciar a mensagem da Palavra de Deus significa importar-se com o destino eterno e espiritual das pessoas. A morte não é o fim da história e, portanto, há um outro destino que deve ser objeto de preocupação de qualquer pessoa (Hb 9.27). Assim sendo, enquanto estamos neste mundo, devemos compreender o nosso papel e cumpri-lo com amor e afinco.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD), “[…] Em suas instruções finais, Cristo declara o objetivo e a responsabilidade de sua igreja (isto é, todos os seus seguidores fiéis – individualmente, em congregações locais e como uma comunidade mundial). Eles devem levar sua mensagem às pessoas de todas as nações e culturas: 1. A igreja deve ir por todo o mundo e proclamar a mensagem de Cristo, como Ele revelou em seu próprio ensino e através do ensino dos seus apóstolos (isto é, aqueles que Ele nomeou pessoalmente para estabelecer a sua igreja original e a sua mensagem, veja At 14.4), descrito ao longo de todo o Novo Testamento (Ef 2.20). Esta tarefa inclui a responsabilidade de enviar missionários a todas as nações (At 13.1-4).
2. A pregação do Evangelho está centrada no ‘arrependimento e a remissão dos pecados’ (Lc 24.47; 26.28), na promessa de receber ‘o dom do Espírito Santo’ (At 2.38) e no incentivo de viver de uma forma que é muito diferente do mundo espiritualmente corrupto (At 2.40). Também devemos pregar com a expectativa da volta de Jesus para buscar a sua igreja (At 3.19-20; 1 Ts 1.10)” (2022, pp. 1691-92).
Professor(a), aproveite a ocasião e elabore com seus alunos um roteiro sobre como abordar as pessoas não crentes em uma ação evangelística. Esse roteiro deve considerar um cumprimento respeitoso; uma pergunta sobre o conhecimento que a pessoa tem sobre Jesus; uma palavra sobre o amor e o cuidado de Deus por nós; sobre o que significa estar em comunhão com Deus; Jesus é o meio que Deus nos concedeu para que possamos ter os nossos pecados perdoados; enfim, use da criatividade e insira mais alguma informação no roteiro. Você pode ensaiar a situação convidando dois alunos para representá-la à frente da classe.
Tenha uma ótima aula!