Lição 12 – A promessa de vida abundante
INTRODUÇÃO
I – JESUS, A FONTE DE VIDA ABUNDANTE
II – A VIDA ABUNDANTE
III – O QUE IDENTIFICA A VIDA ABUNDANTE
CONCLUSÃO
A presente lição apresenta três objetivos para os professores:
1. Apresentar o Senhor Jesus como a fonte da vida abundante;
2. Conceituar e explicar a Vida Abundante;
3. Elencar o que identifica a Vida Abundante.
Na lição deste domingo, continuaremos a estudar a respeito das Promessas de Deus e, em especial, a promessa de vida abundante que Jesus prometeu em João 10, sendo Ele a fonte dessa vida. Os seres humanos correm de um lado para o outro atrás dessa vida e mergulham cada vez mais em caminhos tortuosos e densas trevas que conduzem cada vez mais à perdição. Essas pessoas vazias precisam conhecer a fonte de Vida Abundante da qual desfrutamos. Para que possamos levá-la aos perdidos, precisamos nós, também, desfrutarmos dela sem medida.
A respeito da fonte de vida abundante, o pastor Elinaldo Renovato, comentarista das Lições Bíblicas Adultos, esclarece-nos:
A fonte de vida abundante
Ele é “a vida”, e Jesus promete proporcionar vida abundante a todos os que nEle creem: “[…] eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10.10). Uma vida plena de paz com Deus Não é apenas ter uma vida tranquila que nem muitas pessoas têm, mesmo sem terem sido salvas em Cristo; é ter uma vida de paz com.
Deus: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). A paz de Deus é tão grande, que a mente humana não pode entender. Está escrito: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Fp 4.6,7). Uma vida abençoada em todos os sentidos “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1.3). É Cristo quem nos dá “todas as bênçãos espirituais” de que necessitamos para vivermos felizes na sua presença. São bênçãos de paz e de alegria no Espírito Santo (cf. Ne 8.10); são bênçãos de segurança e de proteção (cf. Sl 91.10); bênçãos de amor (cf. Jo 13.34,35); de união (cf. Sl 133); de esperança (cf. Rm 5.5); de paciência (cf. Lc 21.19), e muito mais bênçãos Deus tem para conceder-nos. Jesus dá uma vida de poder O homem natural vive em busca de poder e de luta para obter mais poder humano como capacidade para realizar o que deseja para a sua vida. Ele quer poder para ter posição econômica e financeira; poder político e tantos outros que lhe fazem sentir-se útil e bem-sucedido. Jesus, no entanto, dá poder espiritual que está acima de qualquer poder no sentido humano. Ao despedir-se dos discípulos, que estavam atemorizados com a perspectiva de Jesus ascender aos céus, Jesus disse: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). Os apóstolos certamente estavam ansiosos para continuarem a missão que lhes fora dada por Jesus: evangelizar e ganhar almas para o Reino de Deus. Eles, no entanto, precisavam de poder espiritual para enfrentarem as lutas, os desafios e os ataques malignos que haviam de combater. Eles precisavam ser revestidos de poder. Minutos antes de elevar-se aos céus, Jesus prometeu a eles: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
(RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, pp. 139-141.)
Que este mesmo Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!