Lição 11 – Honrando o criador, cuidando da criatura
LEITURA BÍBLICA:
A MENSAGEM: “— Eu, com o meu grande poder e com a minha força, criei o mundo, os seres humanos e todos os animais que vivem na terra; e posso dá-los a quem eu quiser” (Jeremias 27.5).
OBJETIVOS:
MOSTRAR que Deus é o Criador;
APONTAR que o cuidado com a natureza é um princípio presente na Escritura;
MOTIVAR os adolescentes a terem uma postura responsável e cristã no trato com a natureza e no consumo dos recursos naturais.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor!
Nesta aula, seus alunos aprenderão sobre o dever de honrar o Senhor, o Criador de todas as coisas. Nesse sentido, cuidar da criação de Deus e preservá-la são formas de honrar o Criador. Desde o jardim do Éden, Deus entregou nas mãos da humanidade a responsabilidade por zelar pela criação de Deus (Gn 1.28; 2.15). A partir o estudo dessa lição, seus alunos compreenderão ao menos três lições importantes:
1. A primeira é considerar que existe um Criador que é o dono de todas as coisas (Gn 1.1, 26; Ne 9.6). A falta de cuidado e desprezo pela natureza trata-se de uma ofensa contra o próprio Criador;
2. A segunda lição consiste na compreensão bíblica sobre a responsabilidade para com a criação. Pelo conhecimento das Sagradas Escrituras, fica claro que o cuidado com a natureza é um princípio bíblico que deve ser preservado (Gn 2.15);
3. E, por último, não menos importante é compreender como podemos colaborar pela preservação da natureza que Deus criou. Há ações que, se praticadas com afinco, podem contribuir ou minimizar o impacto destrutivo sobre a natureza (Gn 2.8-17; Sl 24.1, 2).
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD), discorre sobre o Deus da Criação.
“1. Deus é revelado, na Bíblia, como um Ser infinito, eterno e autoexistente – sem princípio ou fim –, que é a Primeira Causa (isto é, a Fonte original, o Iniciador e Criador) de tudo que existe. Nunca houve um momento em que Deus não existisse. Como testemunhou Moisés: ‘Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, da eternidade, tu és Deus’ (Sl 90.2). Em outras palavras, Deus existia eterna e infinitamente – para sempre, sem começo ou fim – antes de criar o universo finito (isto é, limitado, temporário). Ele está acima de tudo, é independente de tudo e anterior a tudo o que foi criado nos céus e na terra (1 Tm 6.16, cf. Cl 1.16);
2. Deus é revelado como um Ser pessoal que criou Adão e Eva ‘à sua imagem’ (Gn 1.27), o que significa que podiam corresponder a Deus e ter com Ele um relacionamento pessoa que refletisse o amor e outras características pessoais divinas (Gn 1.26);
3. Deus também é revelado como um Ser moral que criou tudo bom e sem pecado. Depois de haver concluído a criação e examinar o que criara, Deus viu ‘que era bom’ (Gn 1.31). Uma vez que Adão e Eva foram criados á semelhança de Deus, também eram sem pecado (1.26). O pecado entrou na existência humana quando Eva decidiu ceder à tentação apresentada pela serpente, ou Satanás, desafiando, juntamente com Adão, o mandamento de Deus (Gn 3; cf. Rm 5.12; Ap 12.9).” (2022, p. 7).
Professor(a), considere as informações acima e questione aos seus alunos sobre as diversas maneiras como podemos cuidar e preservar a criação que Deus nos confiou. Peça aos alunos para exemplificarem. Se preferir, você pode agendar uma visita ao jardim botânico da cidade para conhecer um pouco mais da natureza que Deus criou. Certamente, será um evento enriquecedor para a vida de seus alunos.
Tenha uma ótima aula!