Lição 05 – Aprendendo em família
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 4.1-5; 22.6.
Tópicos da Lição:
1. FAMÍLIA, LUGAR DE APRENDIZADO
2. APRENDENDO DIREITOS E DEVERES
3. ENSINAMENTOS QUE LEVAMOS POR TODA A VIDA
Prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
A lição deste fim de semana abordará um assunto relevante para a vida de seus alunos: o aprendizado em família. Há valores que aprendemos com a família e que jamais são esquecidos. Esse tipo de conhecimento norteia as nossas ações e pensamentos ao longo da vida. A escola pode até fornecer conhecimentos gerais que incluem a língua portuguesa, a matemática, as ciências naturais e a história. Entretanto, os conselhos e conhecimentos que são passados por nossos responsáveis moldam o nosso comportamento e constroem o nosso caráter.
Na fase da vida que seus alunos estão vivendo é natural que haja um conflito entre as informações que eles recebem em casa por meio da família e as novas informações que recebem dos amigos em outros ambientes que eles frequentam. Por isso, é fundamental levá-los a refletir sobre a importância das verdades que aprendem na família e que não devem ser negociadas e nem abandonadas em hipótese alguma (Pv 1.8; 4.1).
Para que os seus alunos compreendam melhor sobre a importância do aprendizado em família, a lição destaca três tópicos importantes:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Família, Lugar de Aprendizado”, ressalta o modelo de instrução que era seguido pelas famílias nos tempos bíblicos. Nessa época não havia Escola Dominical nem mesmo a escola secular, as instruções ficavam aos cuidados dos pais. A orientação de Moisés, por exemplo, dizia que as palavras da Lei deveriam ser ensinadas aos filhos: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões” (Dt 6.6-9).
O segundo tópico, que tem como título “Aprendendo Direitos e Deveres” apresenta que os integrantes da família desempenham funções específicas. Os filhos, por exemplo, devem respeitar seus pais, obedecê-los e honrá-los (Pv 30.17). De outro modo, os pais têm o dever de cuidar dos filhos e ensinarem o que é conveniente para que eles se tornem cidadãos de bem (Ef 6.4). Esse tipo de educação não se adquire na escola, haja vista que o propósito dessa instituição é oferecer os conhecimentos gerais que abrangem as ciências sociais, humanas e exatas. Todavia, o ensino de princípios e valores que regem o comportamento se aprendem no lar. Por essa razão, é fundamental que a família sirva ao Senhor e estude a sua santa Palavra (Js 24.15). Aproveite para conversar com seus alunos sobre a educação que eles recebem no lar e pondere a importância da Palavra de Deus para a conduta cristã.
O terceiro tópico tem como título “Ensinamentos Que Levamos Por Toda a Vida”. Este tópico destaca que há ensinamentos que servem para conhecermos mais sobre um determinado assunto. Outras informações se aplicam ao desenvolvimento de habilidades técnicas para a realização de um trabalho. Mas a sabedoria encontrada nos conselhos dos pais são conhecimentos que devemos guardar por toda a vida (Ef 6.1-3). Em um primeiro momento, é natural que os seus alunos pensem que os seus pais não compreendem a circunstância em que estão vivendo. De fato, os pais viveram em épocas completamente diferente da realidade dos dias atuais. Mas os princípios que norteiam as escolhas e a conduta permanecem os mesmos. Aproveite para enfatizar os exemplos bíblicos que mostram a influência dos pais na formação dos filhos e o resultado efetivo dessa educação. No contexto israelita, podemos perceber essa influência na vida de José, Daniel, Ester, Timóteo e muitos outros personagens que alcançaram êxito e fizeram a diferença para o seu povo porque seguiram os conselhos de seus pais (Pv 1.8).
Caro(a) professor(a), aproveite a aula e prepare um cartaz com a figura dos personagens bíblicos que foram exaltados e se tornaram importantes por onde passaram. Mostre que Deus é quem exalta os seus servos em razão da obediência. Enfatize que Deus promete na sua Palavra que os filhos obedientes são honrados durante o tempo de suas vidas neste mundo.
Tenha uma ótima aula!