Lição 05 – O caráter cristão
LEITURA BÍBLICA: 2 Pedro 1.1-8.
A MENSAGEM: “Faça o que é direito e justo, pois isso agrada mais a Deus do que lhe oferecer sacrifícios” (Provérbios 21.3).
OBJETIVOS:
ENSINAR o que é caráter;
APRESENTAR as características do caráter cristão;
DEMONSTRAR que a integridade é parte essencial do testemunho de vida cristã.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
A aula desta semana tem como tema central o caráter. Diferentemente da personalidade que diz respeito às características mais inatas, o caráter refere-se às características externadas pelo ser humano. Essas características fazem com que o caráter de uma pessoa seja conhecido pelos demais. Em geral, o caráter de uma pessoa é manifestado pela forma como ela reage às diversas situações. As atitudes revelam muito da nossa formação, das orientações que forjaram a nossa forma de pensar e agir ao longo da vida, seja por meio da convivência com os nossos familiares ou mesmo entre amigos (Pv 20.11). Estudar esse tema é fundamental para que os adolescentes percebam que há costumes e hábitos que aprendemos erroneamente e que devem ser abandonados para que tenhamos uma vida pacífica e de bons relacionamentos.
É muito comum herdamos a cultura do lar no qual fomos criados. Geralmente, a educação dos filhos é moldada pelas características observadas nos pais durante a infância. No entanto, seja lá qual for a maneira como seus alunos foram criados, uma vez que aceitaram a Jesus como seu Salvador, a nova vida que agora levam é moldada pela compreensão do Evangelho (2 Co 5.17). São os princípios e valores da Palavra de Deus que passaram a moldar a nossa conduta diante da sociedade, o nosso estilo de vida e a nossa maneira de pensar (Rm 12.1, 2).
Caminhando dessa forma o crente pode alcançar a maturidade cristã esperada. O Comentário Devocional da Bíblia (CPAD) discorre que o apóstolo Paulo destaca aos efésios que “[…] o ‘velho homem’ é a pessoa que éramos quando estávamos dominados pelas ‘concupiscências do engano’. O ‘novo homem’ é a impressionante capacidade que Deus nos deu de amar os outros, de amar a Deus, e de dispor o nosso coração para servir. O ‘velho homem’ é egoísta e egocêntrico. O ‘novo homem’ é generoso e ‘segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade’. […] Isto é o que Paulo está dizendo aqui. Não veja mais a si mesmo da velha maneira. Dispa-se do velho homem, e o pendure como uma peça de roupa que não serve mais. Vista-se do homem novo, olhe para si mesmo no espelho de Deus, e quando você vir a si mesmo claramente, saia e se comporte como a pessoa que você realmente é agora” (2012, p. 858).
Uma vez que experimentamos o conhecimento do Evangelho, a Bíblia destaca que provamos do poder de Deus para transformação e salvação do homem (Rm 1.16). Ensine aos seus alunos que Deus deseja transformar o nosso caráter, apagar as características da velha criatura e nos conceder um novo caráter, moldado e pensado pelo Espírito Santo. Aproveite a oportunidade e pergunte aos seus alunos sobre os hábitos, costumes, manias e atitudes diversas que eles têm percebido que o Espírito Santo tem mudado neles. Ao final, leia com a classe Romanos 12.1, 2 e reforce que à medida que somos transformados pela renovação do nosso entendimento, experimentamos a vontade de Deus. Essa experiência produz em nós um novo caráter.
Tenha uma ótima aula!