Lição 03 – Humanismo: A criatura colocada acima do Criador
“[…] e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração”. (Daniel 4.34)
ESBOÇO DA LIÇÃO
- O QUE É HUMANISMO
- AS CONSEQUÊNCIAS DO HUMANISMO
- O PERIGO DO HUMANISMO
OBJETIVOS
COMPREENDER o que é humanismo;
CONSCIENTIZAR acerca das consequências do Humanismo;
MOSTRAR os perigos do Humanismo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Saiba que há alguém orando pela sua vida e ministério. Aliás, o próprio Espírito Santo intercede junto ao Pai por você. Que parceiro de oração mais incrível, não é mesmo? Portanto, não desanime diante das lutas, porque até mesmo naquelas mais difíceis ou por consequência de nossos próprios erros, o nosso Senhor pode fazer com que ela coopere para um bem maior rumo aos seus propósitos.
“[…] o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Rm 8.26-28).
Além de todo conteúdo pedagógico e teológico presentes em sua revista para enriquecer ainda mais a sua próxima aula, deixamos aqui também um trecho da obra Colossenses, do pastor Elinaldo Renovato, falando sobre o Humanismo, à luz das Sagradas Escrituras.
“O que ensina o humanismo. Segundo essa filosofia, que inclui a ‘tradição dos homens’ a que se referia Paulo, o homem e o universo são apenas originários da energia que se transformou em matéria, por obra do acaso. É a filosofia irmã do evolucionismo biológico. Nega a existência de um Deus pessoal e infinito; nega ser a Bíblia a revelação inspirada de Deus a raça humana. Para o humanismo, o homem e o seu próprio deus; o homem pode melhorar e evoluir, segundo tais preceitos, por meio da educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. o humanismo e relativista, pois crer que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoa sentirem-se felizes… ensina que o homem não deve ficar preso a ideia de Deus” (RENOVATO, Elinaldo. Colossenses. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.90-91).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!