Lição 1 – Deus criou o mundo perfeito
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Desde que Deus criou o mundo, […] o seu poder eterno e a sua natureza divina têm sido vistas claramente.” (Romanos 1.20a)
OBJETIVO
Explicar aos alunos que Deus criou o mundo perfeito e o ser humano para viver em plena harmonia com Ele.
PONTO CENTRAL
Deus criou o mundo perfeito!
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Iniciamos mais um trimestre debaixo da graça e do poder de Cristo. Não deixe de refletir sobre o seu chamado e a forma como tem conduzido o seu ministério. Sempre é tempo de tapar as brechas e aprimorar o que for necessário. Deus é contigo nesta empreitada!
Ao longo destes últimos meses do ano, estudaremos sobre a história do povo de Deus, desde a criação do mundo até a vinda do Messias prometido para salvá-lo. Com o propósito de contar a história da queda e salvação da humanidade, perpassaremos pelos livros sagrados, histórias e personagens marcantes da cronologia bíblica.
Você deve ter notado que ao longo do currículo, há um fio condutor semelhante em cada revista: esse panorama geral pela Bíblia. Não se preocupe, até mesmo quando mencionamos a mesma passagem bíblica, sempre usamos diferentes recursos didáticos para melhor solidificar os princípios divinos no coração de seus Primários.
Compreendemos que para os professores pode soar repetitivo rever algumas histórias. Afinal, eles já conhecem de cor e salteado a sequência dos fatos, livros, cronologia, bibliologia e trajetória dos principais personagens bíblicos. Porém, todo esse conhecimento ainda é muito novo para as crianças.
A repetição é uma ferramenta valiosa na aprendizagem, especialmente na infância. Assim, os pequenos expandem a sua compreensão, assimilando cada vez melhor, tanto o contexto geral quanto um conteúdo mais específico. Portanto, tenha paciência; com dedicação e criatividade, procure dar o seu toque especial a cada aula, de acordo com as demandas específicas da sua classe.
Procure estudar a sua revista com antecedência, assim como providenciar previamente todo o material necessário para aplicar as atividades pedagógicas recomendadas.
Busque e esteja atento(a) à voz do Espírito Santo. Que a Palavra de Deus, por ti semeada, seja sempre frutífera primeiramente no seu coração. Oramos a fim de que você seja revestida de força e da alegria do Senhor para preparar aulas empolgantes e inesquecíveis para os seus alunos.
Visto que, ao longo do trimestre, estudaremos esse tema, deixamos abaixo como subsídio extra para o seu aprofundamento, o trecho do livro “A Doutrina do Pecado”, do pastor Severino Pedro, sobre Hamartiologia.
O significado de pecado. Há quem afirme que o pecado é algo fragmentado. Ele acontece acidentalmente. Com efeito, porém, a realidade das Escrituras aponta outro ensino com respeito ao pecado. Ele surgiu no universo e depois no mundo humano, através da desobediência. O Diabo não foi enganado quando cometeu o primeiro pecado. Da mesma forma Adão não foi enganado (1 Tm 2.14). Tanto o Diabo como Adão pecaram de olhos abertos. De igual modo, o pecado não é apenas um ato de debilidade ou fraqueza, por que ele foi concebido por seres fortes e capazes (Ez 28.12-16; 2 Pe 2.4). O pecado em qualquer sentido – pensado, planejado e praticado – fere a santidade de Deus […]
Definição da natureza do pecado. Por natureza, o pecado, segundo se diz, se entende como sendo “qualquer falta que fere a santidade de Deus”, quem em ato, atitude, estado, ou natureza. As Escrituras põem em relevo dois pontos principais ou qualidades morais: a santidade e seu antagonista, o pecado. Pode-se dizer que, na esfera moral, o primeiro corresponde ao Bem e o segundo ao Mal. Todos os demais princípios e qualidades morais podem ser classificados de maneira a se identificar com um desses dois grupos. E por isso mesmo o pecado, como sua “antítese”, recebe na Bíblia atenção ampla e adequada. Em seu escopo geral, sem nenhuma exceção, as Escrituras descrevem o pecado como sendo de natureza má em todos os seus aspectos, e como algo áspero, mau e nocivo. (PEDRO, Severino. A Doutrina do Pecado. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 12,18)
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!