Lição 09 – A terceira viagem missionária
LEITURA BÍBLICA: Atos 20.17-24.
A MENSAGEM: “Ele fez isso durante dois anos, até que todos os moradores da província da Ásia, tanto os judeus como os não judeus, ouviram a mensagem do Senhor” (Atos 19.10).
OBJETIVOS:
DESCREVER a rota da terceira viagem de Paulo;
APRESENTAR as lideranças que foram formadas, através do ministério de Paulo;
DEMONSTRAR a postura de fé do apóstolo, mediante as perseguições e dificuldades.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Nesta aula, veremos maiores detalhes da terceira viagem missionária do apóstolo Paulo. Dessa vez, a finalidade inicial do apóstolo era visitar as igrejas fundadas nas viagens anteriores, partindo pela Ásia Menor, depois pela Macedônia e Acaia, já alcançando a Europa. O retorno seria pela Macedônia e, depois, embarcar até Tiro, passando pela Ptoleimada e Cesareia (At 21.1-8). Ao longo desse trajeto, o apóstolo formou e instituiu lideranças importantes para o bom desenvolvimento da Igreja por todo o mundo antigo. Esse esforço do apóstolo trouxe resultados significativos para a pregação do Evangelho, porém custou um alto preço ao apóstolo que teve de enfrentar mais perseguições e dificuldades.
Estes dois aspectos são relevantes no tocante à terceira viagem do apóstolo Paulo. Primeiro a sua dedicação em promover a pregação da Palavra com afinco e a consolidação das igrejas em tempos difíceis, quando não havia os recursos de logística e tecnologia que desfrutamos atualmente. Mesmo assim, a igreja se fortaleceu e tornou-se significativa para a evangelização de todo o mundo antigo. O segundo aspecto é o amor de Paulo pela missão e as lágrimas que ele admitiu derramar para que a mensagem fosse pregada. A Bíblia de Estudo Pentecostal discorre que “Paulo, em muitas ocasiões, menciona que servia ao Senhor com ‘lágrimas’ (At 20.31; 2 Co 2.4; Fp 3.18). Nesse discurso diante dos anciãos de Éfeso (vv. 17-38), Paulo refere-se à admoestação que, com lágrimas, lhe dirigiu durante três anos (v. 31). As lágrimas não resultaram de fraqueza; pelo contrário, Paulo via a condição perdida da raça humana, a maldade do pecado, a distorção do evangelho e o perigo de rejeitar o Senhor, como coisas tão graves, que sua pregação era frequentemente acompanhada em lágrimas (cf. Mc 9.24; Lc 19.41)” (CPAD, 1995, p. 1675).
Deus mostrou ao longo da história que os sacrifícios e esforços do apóstolo valeram a pena. Após a morte de Paulo, muitas igrejas foram fundadas e muitas pessoas foram alcançadas graças ao seu empenho em formar lideranças que levariam o seu legado com o mesmo amor e seriedade. Timóteo e Tito são dois exemplos muito conhecidos na Bíblia e são frutos do trabalho do apóstolo. Da mesma forma, devemos lembrar aos nossos adolescentes que nenhum esforço que fazemos na obra de Deus pode ser desconsiderado. Deus recompensará a cada um de seus servos pelo empenho demonstrado.
Professor(a), para fixar os ensinamentos junto à classe, entregue uma folha de papel sulfite aos alunos e peça que listem os serviços que podemos realizar em prol da pregação do Evangelho. Esses serviços podem ser diretos ou indiretos em favor da pregação da Palavra. Em seguida, peça aos alunos para sinalizarem na lista os serviços que já tiveram a oportunidade de prestar e como foi a experiencia. Permita um tempo para que compartilhem seus testemunhos.
Tenha uma excelente aula!