Lição 09 – As crianças que foram abençoadas por Jesus
LEITURA BÍBLICA
MARCOS 10.13-16
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.” (Mateus 5.8)
OBEJTIVO
Que o aluno entenda que o seu coração deve ser sempre puro para herdar o Reino dos Céus.
PONTO CENTRAL
Só quem tem o coração puro pode ir morar no Céu com Jesus.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Parabéns por estar se preparando para mais uma aula. Certamente, a sua maior recompensa vem do Alto, do Pai das luzes. Que o seu Santo Espírito (o)a renove e capacite para todas as coisas, suprindo cada uma de suas necessidades.
Antes de transmitir a Palavra de Deus aos seus alunos, permita que ela opere primeiro a vontade de Deus em seu interior. Portanto, reflita: Como vai o seu coração? Feliz, preocupado, grato, ansioso, sobrecarregado, cauterizado…? Manter o coração puro sempre foi um grande desafio, mas algo imprescindível para não adoecer ou perder o rumo dos propósitos do Deus Eterno. Muito mais agora, em nossa geração tão bombardeada de informações, propagandas, concupiscências, ideologias etc. Não nos esqueçamos jamais do conselho do grande sábio: “Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida” (Pv 4.23 – NVT).
Como educadores, temos percebido uma característica interessante nas crianças, a qual, infelizmente, tem sido levada para a vida adulta e causado graves problemas – a dificuldade em admitir/confessar erros. Sem confissão, como pode haver perdão? Como poderá haver relacionamentos sadios? E, ainda mais sério, como haverá a pureza necessária para vermos a Deus? (cf. Mt 5.8)
Por isso, converse com os seus alunos sobre a importância de confessarmos nossos erros, sem medo das consequências. Pois justo e fiel é o Senhor para nos perdoar. Mas ai do que tenta esconder as suas faltas e imperfeições com mentiras. Afinal, o próprio Jesus disse que veio para os pecadores, para os que reconhecem a necessidade dEle.
E quanto a você, tem conseguido enxergar as suas faltas, se responsabilizar e pedir perdão com sinceridade por elas?
Além de todo conteúdo didático e teológico presente em sua revista, segue abaixo uma reflexão extraída da obra Davi: As Vitórias e as Derrotas de um Homem de Deus, para a sua edificação e aprofundamento acerca do tema.
“O Perdão Pela Confissão
Qual é a garantia de que a confissão é importante para Deus? A própria Palavra de Deus. Ela garante que a confissão é premiada com a misericórdia. ‘O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia’ (Pv 28.13).
Deus sabe que estamos sujeitos às leis deste mundo, mais exige que pautemos uma vida dentro dos padrões estabelecidos por Ele. E quando nos afastamos desse padrão, Ele espera que admitamos nossa falha e retornemos para Ele por meio da confissão. Todos nós conhecemos o texto áureo da confissão: ‘Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça’ (1 Jo 1.9).
Não podemos ter por hábito apenas dizer para Deus o que fizemos como se lêssemos para Deus uma lista de nossas infelizes decisões e atos. Mais que enumerar pecados, Deus espera que concordemos com Ele que erramos e que precisamos do seu perdão.
E Davi reconheceu o seu erro. Ele sabia que em Deus acharia a graça para a recuperação de seu pecado. Deus, por meio da confissão de Davi, não permitiu que ele permanecesse naquela situação: ‘Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão’ (Sl 37.23,24). Como diz Richard D. Philips, ‘enquanto a verdade condena, a verdade e a graça juntas restauram o pecador’.
Não estamos imunes ao pecado em um mundo decaído. Não podemos dizer que jamais pecaremos, ou que ficaremos o tempo todo em vigilância. Mas podemos ter certeza de que Deus, em sua grande misericórdia, aceitará o pecador arrependido e o restaurará à comunhão perdida”. (COELHO, A. Davi: As Vitórias e as Derrotas de um Homem de Deus. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.168,172)
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.