Lição 7 – Um Menino Pastor
LIÇÃO 7 – Um Menino Pastor
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Pois o Espírito que Deus nos deu […] nos enche de poder e de amor e nos trona prudentes.” (1 Timóteo 1.7)
OBJETIVO
Que o aluno deseje ser cuidadoso e corajoso, assim como foi o menino Davi.
PONTO CENTRAL
Deus abençoa pessoas cuidadosas e corajosas para cumprirem os seus propósitos.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como tem passado? Apenas pelo fato de estar lendo essas linhas, sabemos que tem perseverado no chamado do Senhor, a despeito das dificuldades. Parabéns! Você é um grande exemplo para a lição dessa semana, cujo ponto central é: “Deus abençoa pessoas cuidadosas e corajosas para cumprirem os seus propósitos!”
Todo domingo, mais especialmente neste, procure inserir todos os alunos na cooperação para o andamento da aula. Solicite voluntários para cada tarefa: um para receber os colegas com a “paz do Senhor” na entrada; outro para ser o responsável pela oração inicial; recolhimento das ofertas; seleção de hinos para o momento do louvor; algum para fazer a leitura de um trecho do versículo; outro para a distribuição de materiais; outro para exibir os visuais, enquanto você conta a história etc.
Ao longo da aula, vá frisando como é maravilhoso trabalharmos para Deus com zelo e dedicação. E fica ainda melhor quando fazemos isso juntos, em unidade! Alguém mais tímido, naturalmente, poderá ficar acanhado para a realização de alguma tarefa. Respeite o limite e personalidade de cada um, redirecionando-os a uma outra incumbência, na qual se sintam mais confortáveis. O importante é que todos participem com alegria e voluntariedade de coração.
Além de todo conteúdo pedagógico sugerido em sua revista, você pode levar a imagem do corpo humano (adequada à faixa etária). Sugerimos pesquisar “membros do corpo humano para crianças” no site de pesquisa da sua preferência e selecionar a mais adequada à sua classe. Ao exibir essa imagem, leia com as crianças Romanos 12.4-6a, explicando que no Reino de Deus cada um desempenha uma tarefa, um papel que, por mais que seja diferente, todos são igualmente importantes, assim como no corpo humano.
Para explicitar melhor, você pode propor uma brincadeira. Solicite que um voluntário pegue algum objeto distante, mas sem usar as mãos; a outro, sem usar os pés, peça para ir até o local; a outro, solicite que leia uma palavra, mas sem usar a boca e assim por diante. O objetivo é eles entenderem que, não importa qual tarefa se sintam mais à vontade em cooperar na Obra de Deus, o importante é fazê-la com o coração alegre e sincero, em comunhão e unidade, sem menosprezar o seu irmão. Pelo contrário, contando com a ajuda dos demais e ajudando-os também, pois assim Cristo ordenou.
Explique, por meio de seu exemplo pessoal, que nem sempre nos sentimos capazes a cumprir algumas missões para o Senhor. Nessa hora precisamos usar a fé e a coragem que o Papai do Céu nos dá para superarmos os nossos medos e limitações. E com a cooperação uns dos outros tudo fica muito melhor.
Por fim, peça que todos repitam juntos algumas vezes o Ponto Central da lição de hoje: “Deus abençoa pessoas cuidadosas e corajosas para cumprirem os seus propósitos!” A cada vez, peça-os que repitam executando, simultaneamente, uma tarefa diferente, como por exemplo: Agora, repitam pulando em um só pé; agora, com a mão direita levantada; agora, com as mãos na cabeça; e assim sucessivamente.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.