Lição 6 – Débora e Baraque na batalha contra os cananeus
TEXTO BÍBLICO
Juízes 4.4-24
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar que Deus concede sabedoria e discernimento para os seus servos vencerem grandes batalhas.
Olá, amigo(a) professor(a), a Paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “Débora e Baraque na Batalha Contra os Cananeus”. A Bíblia faz menção de diversos personagens que tiveram relevância na história de Israel. Em meio a tantos homens que foram chamados por Deus e cumpriram fielmente os seus objetivos, o Senhor levantou dessa vez uma mulher corajosa. Débora é uma das grandes mulheres da Bíblia. Ela liderou os israelitas com coragem e sabedoria porque soube obedecer à voz de Deus.
Quando Baraque se sentiu despreparado para liderar os israelitas na batalha contra os cananeus, Débora assumiu a liderança e, com muita calma, aconselhou Baraque sobre o que deveria fazer. Apesar do grande exército dos cananeus, o Senhor havia revelado que a vitória era certa. No entanto, Baraque e os israelitas ficaram com medo de ir à guerra. Então, Baraque afirmou que só iria para a batalha se Débora o acompanhasse. A corajosa líder de Israel não temeu e foi com o exército para a peleja. Por causa da obediência dessa mulher, o Senhor fez com que o exército inimigo se atolasse na lama do ribeiro de Quison e, por fim, os israelitas venceram a batalha (vv. 14, 24).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, é importante destacar que a obediência a Deus é a melhor arma para vencer as batalhas espirituais (cf. Ef 6.14). O Senhor honra e responde à oração daqueles que são obedientes a Ele. Débora foi levantada por Deus para aquele momento tão difícil que Israel estava atravessando. Ela se mostrou ser a pessoa certa porque tinha as características que Deus esperava encontrar nos líderes de Israel: a coragem e a fé verdadeira em Deus.
Outra lição que pode ser ensinada aos juniores diz respeito à sabedoria de Débora. Quantas batalhas na vida do crente são perdidas porque lhe falta a sabedoria. Antes da sabedoria vem o temor do Senhor (cf. Pv 9.10). Quem teme a Deus e se desvia do mal, de acordo com a Bíblia, é considerado sábio (cf. Pv 14.16). Portanto, ensine aos seus alunos que devemos orar para que sejamos sábios diante de Deus e, à medida que o Senhor nos acrescenta sabedoria, alcançamos bons resultados em tudo o que fizermos.
Método sugerido
Amigo(a) professor(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta aula, realize a seguinte atividade: Peça que cada aluno recorte uma folha de papel ofício ou sulfite A4 ao meio. Na primeira parte da folha o aluno deverá escrever um conselho que daria a si mesmo se estivesse enfrentando alguma dificuldade. A outra parte da folha o aluno deverá dobrar e fazer um envelope. Oriente o aluno a dobrar e inserir a folha dentro do envelope. Disponibilize cola, tesoura, régua e outros materiais para os alunos confeccionarem o envelope. Aproveite e peça para eles pintarem e colorirem o envelope. Ao final, eles deverão entregar o envelope para o amigo ao lado. Ressalte que o bom conselho que queremos ouvir das pessoas devemos compartilhar com os que estão ao nosso redor.
Tenha uma ótima aula!