Lição 6 – A Menina Que Salvou Um Guerreiro
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus.” (Hebreus 13.16)
OBJETIVO
Que o aluno entenda que crianças também podem ajudar às pessoas.
PONTO CENTRAL
Crianças também podem ser usadas por Deus para fazer a diferença na vida das pessoas.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Que honrosa responsabilidade ensinar aos seus pequeninos as Sagradas Escrituras. Quão maravilhoso seria se todos pudessem ter acesso aos preceitos do Senhor ainda no início de suas vidas, não é mesmo? O seu trabalho é muito importante. Às vezes, algumas sementes podem levar tempo até vermos os frutos. Mas sabemos que a Palavra de Deus não volta vazia (Is 55.11). Por isso, creia que, haja o que houver, o seu trabalho no Senhor jamais será em vão (cf. 1 Co 15.58).
Ore por cada um de seus pequeninos e prepare cada aula, pensando que pode ser esta a ficar marcada para sempre em seus corações. Procure seguir todas as sugestões pedagógicas dadas na sua revista, pois foram todas estrategicamente elaboradas com o propósito de melhor atingir o objetivo proposto.
Na próxima aula, aprenderemos com mais uma criança da Bíblia a forma gloriosa como o Senhor opera por meio dos pequeninos.
Naamã era um dos homens mais importantes do seu tempo. Tinha dinheiro, autoridade, respeito, status, família, empregados. Porém, ele não tinha o que mais desejava e nem todos os seus bens poderiam comprar: saúde.
Naamã precisava de algo impossível – a cura de uma enfermidade até então incurável, bastante estigmatizada, que não só atacava a sua pele, como também seus nervos e órgãos. Além de provocar uma morte lenta, dolorosa e extremamente solitária, tal enfermidade fazia as pessoas perderem a sensibilidade ao toque. Imagine o pânico de serem tocadas por seus entes queridos, já que poderiam contaminá-los.
Já imaginou vivenciar tal sentença de morte sem poder sequer receber um abraço? Muitas pessoas hoje, mesmo as que parecem mais orgulhosas, plenas e até repulsivas, só precisam de um abraço. O amor de Jesus pode curar lepra ainda mais grave, a que acomete os corações. E você pode ser o instrumento dEle para isso.
Provavelmente, aquele general do maior império da época, já havia procurado inúmeros tratamentos, utilizado a sua influência e recursos em inúmeras tentativas. Por baixo de sua suntuosa armadura e postura orgulhosa havia um homem quebrantado, de quem o Deus Todo-Poderoso teve misericórdia.
Por vezes, é através de situações muito dolorosas, que o Senhor nos salva de nós mesmos, nos torna pessoas melhores, com um coração humilde para com todos. E diante do nosso quebrantamento, Ele também nos envia resposta e maior intimidade com Ele.
Como Naamã poderia prever que a resposta para sua angústia estava sob o seu próprio teto? Como poderia imaginar que a realização do seu maior sonho viria de uma menininha israelita a quem ele escravizou?
Até hoje, o nosso Deus age de maneiras misteriosas. Mas ainda com o mesmo infinito amor, poder e misericórdia. Quem sabe a resposta para as suas orações venha de onde você menos espera, como foi com Naamã? Quem sabe o Senhor não quer usar VOCÊ como usou aquela bondosa menina, para ser instrumento de cura para alguém que te fez mal?
Quem sabe a sua própria cura na alma não venha desta forma, orando ou ajudando alguém que a magoou? Quem sabe por meio desta lição o Senhor não irá levantar em sua classe crianças que sejam instrumentos dEle para levar salvação e esperança a muitos lares desenganados? Que esta seja a sua oração e o Senhor a use poderosamente!
“Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes. Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.
Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor. Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus”. (1 Coríntios 1.26-29 – NTLH)
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.