Lição 5 – Manifestações do Espírito Santo nos crentes
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 14.1-40; 1 João 2.6.
Tópicos da Lição:
1. O BOM TESTEMUNHO
2. AS LÍNGUAS SÃO IMPORTANTES
3. A IMPORTÂNCIA DAS PROFECIAS
Prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “Manifestações do Espírito Santo nos Crentes”. A Bíblia ressalta que a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Isso significa que cada crente recebe o poder do Espírito com a finalidade de edificar a igreja espiritualmente, porém, de uma forma específica. O apóstolo Paulo descreve que nem todos recebem o mesmo dom. Há diversidades de dons e ministérios, porém o Espírito é o mesmo que opera em todos (cf. 1 Co 12.4,5). Cada pessoa é chamada de forma específica para realizar uma tarefa no Reino de Deus. Essa diversidade se dá pela vontade de Deus e em razão da necessidade da igreja.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão que, além dos dons espirituais que são de suma importância para a edificação espiritual e crescimento da igreja, o que se torna significativo no alcance de vidas para o Reino de Deus é o testemunho cristão. Nada é mais influente e atrai a atenção das pessoas do que a forma como nos comportamos perante elas. Isso não significa que o crente deve abandonar os dons espirituais ou desacreditar das manifestações externas do Espírito por meio da diversidade dos dons espirituais. Entretanto, o exercício ministerial não pode se confundir com o compromisso do crente com a prática dos ensinamentos da Palavra de Deus (cf. Tg 1.22-25).
O primeiro tópico da lição tem como título “O Bom Testemunho”. Testemunhar, de acordo com o Dicionário Houaiss, significa declarar ter visto, ouvido ou conhecido um fato ou uma pessoa. Significa também confirmar, comprovar, demonstrar uma verdade. Os discípulos do Senhor Jesus são conhecidos como testemunhas oculares, isto é, eles “viram com os próprios olhos” os feitos que Jesus realizou, ouviram suas palavras e conheceram pessoalmente o seu caráter, a forma como Ele se relacionava com as pessoas (At 4.20, 33). Esses aspectos são relevantes nos Evangelhos, pois mostram e comprovam a veracidade da existência do Senhor Jesus. Logo, testemunhar a respeito de Jesus é comprovar com a própria vida que os ensinamentos do Senhor Jesus são verdadeiros e há recompensa quando os praticamos com sinceridade.
O segundo tópico tem como título “As Línguas São Importantes”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que a finalidade das línguas é a edificação espiritual pessoal. Quando a mensagem é interpretada por outro crente que tenha o dom de interpretação de línguas os demais irmãos da igreja são edificados (1 Co 14.2-4). Além disso, não podemos perder de vista que a manifestação das línguas também serve como evidência inicial de que uma pessoa foi batizada no Espírito Santo (cf. At 10.44-47). Esta última manifestação é um sinal, diferente do dom de línguas que a pessoa recebe e continua a falar em línguas estranhas por toda a caminhada cristã (cf. 1 Co 14.13, 14).
O terceiro tópico da lição tem como título “A Importância das Profecias”. A manifestação do Espírito ocorre na intenção de que a igreja do Senhor seja edificada. Nesse contexto, as profecias exercem papel primordial. Enquanto as línguas oferecem a edificação espiritual própria no crente, as profecias trazem o alerta para que o crente não perca a fé e esteja vigilante quanto aos acontecimentos dos últimos dias. Quando falamos profecia, a Bíblia de Estudo Pentecostal discorre: “Quanto à profecia como manifestação do Espírito, observe o seguinte: a) Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de Deus, sob o impulso do Espírito Santo (1 Co 14.24, 25, 29-31). Aqui, não se trata da entrega de sermão previamente preparado. b) Tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento, profetizar não é primariamente predizer o futuro, mas proclamar a vontade de Deus e exortar e levar o seu povo à retidão, à fidelidade e à paciência (1 Co 14.3)” (CPAD, 1995, p. 1757).
Para fixar os ensinamentos da lição, elabore com os alunos a relação dos nove dons espirituais com as suas respectivas explicações. Sugerimos que você transcreva para a cartolina as explicações que estão no estudo doutrinário da Bíblia de Estudo Pentecostal, página 1757. Insira apenas as informações que mostram o significado de cada dom e apresente aos seus alunos. Aproveite e permita um momento para perguntas sobre o tema. Se, porventura, você achar interessante, convide o pastor ou professor de teologia para participar da aula a fim de enriquecer a roda de conversa.
Tenha uma ótima aula!