Lição 2 – Dons Espirituais, o que significam?
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.1-11.
Tópicos da Lição:
1. ANTES DOS DONS, TEM O BATISMO.
2. A DISTRIBUIÇÃO DOS DONS.
3. QUAIS SÃO OS MEUS DONS?
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre os dons espirituais. Deus organizou a igreja espiritualmente em forma de um corpo, constituído de vários membros com suas respectivas funções. Assim sendo, esta comparação aponta que cada pessoa que faz parte da igreja é chamada para cumprir um propósito. Para tanto, essas pessoas precisam saber o que devem fazer e como fazer de acordo com a função que exercem. Seus alunos já estudaram na aula passada sobre o que é “ministério” e como Deus escolhe cada um de seus servos para o exercício do chamado ministerial. Nesta aula, eles verão que o ministério também é exercido por meio dos dons espirituais que o Senhor concede para a edificação da igreja.
De acordo o Pr. Antônio Gilberto os dons espirituais manifestam o saber de Deus, o poder de Deus e a mensagem de Deus.
“Dons que manifestam o saber de Deus (1 Co 12.8-10). Esses dons manifestam a multiforme sabedoria de Deus:
a) A palavra da sabedoria (v. 8). É um dom de manifestação da sabedoria sobrenatural, pelo Espírito Santo. É um dom altamente necessário no governo da igreja, pastoreio, administração, liderança, direção de qualquer encargo na igreja e nas suas instituições.
b) A palavra da ciência (v. 8). ‘Ciência’ equivale, aqui, a conhecimento. É um dom de manifestação de conhecimento sobrenatural pelo Espírito Santo; de fatos, de causa, de ensinamentos, de ensinadores, etc.
c) Dons de discernir os espíritos (v. 10). No original, os dois termos que designam este dom estão no plural. É um dom de conhecimento e de revelação sobrenaturais pelo Espírito Santo. É um dom de proteção divina para não sermos enganados e prejudicados por Satanás e seus demônios, e também pelos homens. Umas das principais atividades de Satanás é enganar (Ap 12.9; 20.8,10; 1 Tm 4.1). Os homens também enganam (Ef 4.14; 1 Jo 2.26; 2 Jo v.7). […].
Dons que manifestam o poder de Deus (1 Co 12.9,10). Esses dons manifestam o poder dinâmico de Deus:
a) A fé (v. 9). É um dom de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo. Superação e eliminação de obstáculos, sejam quais forem, e de impedimentos; liberação do poder de Deus; intercessão. Não se trata aqui de fé no seu sentido salvífico (Ef 2.8); ou fé como fruto do Espírito (Gl 5.22); ou fé significando o corpo de doutrinas bíblicas (Gl 1.23); ou fé como o aspecto puramente espiritual da vida cristã (2 Co 13.5). Trata-se da fé chamada ‘fé especial’, ‘fé miraculosa’. Este dom opera também em conjunto com vários outros dons.
b) Os dons de curar. Ou ‘dons de curas’, literalmente (v. 9). Isto é, este dom é multiforme na sua constituição e na sua operação. É uma sublime mensagem para os enfermos, não importando a sua doença. São dons de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo para a cura das doenças e enfermidades do corpo, da alma e do espírito, para crentes e descrentes. Esses ‘dons de curas’ operam de várias maneiras: através da Palavra; através de outro dom; uma palavra de ordem; um olhar; mãos, etc. Os dons de curas abrangem o ser humano em sua totalidade; já o dom da fé, além do ser humano, abrange tudo mais, conforme os planos e propósitos de Deus.
c) A operação de maravilhas (v. 10). No original, os dois termos que designam este dom estão no plural: ‘operações de maravilhas’. São operações de milagres extraordinários, surpreendentes, pasmosos; prodígios espantosos pelo poder de Deus, para despertar e converter incrédulos, céticos, oponentes, crentes duvidosos. Leia João 6; Atos 8.6, 13; 19.11; e Josué 10.12-14.
Dons que manifestam a mensagem de Deus (1 Co 12.10). Esses dons manifestam a mensagem da parte de Deus, poderosa, vivificante, criativa, edificante e consoladora. (É em torno desses três últimos dons que ocorre mais falta de disciplina e de ordem nas igrejas, como também ocorreu em Corinto):
a) Profecia (v. 10). É um dom de manifestação sobrenatural de mensagem verbal pelo Espírito, para ‘edificação, exortação e consolação’ do povo de Deus (1 Co 14.3). É um dom necessário a todos os que ministram a Palavra; que trabalham com a Palavra (cf. Lc 1.2b; 1 Tm 5.7). O grau da profecia na igreja hoje não é o mesmo da ‘profecia da Escritura’ (2 Pe 1.20), que é infalível — a profecia da Bíblia. A profecia na igreja deve ser julgada, pois o seu grau não é o mesmo do das profecias do texto bíblico. De fato, a Bíblia declara: ‘Em parte profetizamos’ (1 Co 13.9). A profecia da igreja está sujeita a falhas por parte do profeta; daí a recomendação bíblica de 1 Coríntios 14.29: ‘E falem dois ou três profetas, e os outros julguem’. […].
b) A variedade de línguas (v. 10). É um dom de expressão plural, como indica o seu título. É um milagre linguístico sobrenatural. Nem todos os crentes batizados com o Espírito Santo recebem este dom (1 Co 12.30). Já as línguas como evidência física inicial do batismo, todos os batizados no Espírito Santo as falam. […].
c) Interpretação das línguas (v. 10). É um dom de manifestação de mensagem verbal, sobrenatural, pelo Espírito Santo. Não se trata de ‘tradução de línguas’, mas de ‘interpretação de línguas’. Tradução tem a ver com palavras em si; interpretação tem a ver com a mensagem. As línguas estranhas como dom espiritual, quando interpretadas, assemelham-se ao dom de profecia, mas não são a mesma coisa. O dom de interpretação é um dom em si mesmo, e não uma duplicação do dom de profecia (cf. 1 Co 12.10,30; 14.5,13,26-28).” (Texto extraído da obra de GIBERTO, Antônio. Verdades Pentecostais. 2ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 79-83).
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição você pode relacionar os dons espirituais no quadro ou numa cartolina, expondo as informações acima no mural. Explique com clareza as informações pertinentes a cada dom e aproveite para perguntar aos alunos se eles compreenderam ou se alguém tem alguma dúvida. Você pode promover com a classe uma roda de conversa sobre os dons espirituais e de que forma eles devem ser administrados na igreja.
Que Deus abençoe a sua classe. Tenha uma ótima aula!