Lição 2 – A Visão do Cristo Vitorioso
“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1.17,18)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CRISTO ENCARNADO
2. CRISTO GLORIFICADO
3. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
OBJETIVOS
ENTENDER o propósito da encarnação de Jesus;
COMPREENDER a ressurreição e a ascensão de Cristo;
EXPLICAR como se dará a segunda vinda do Senhor.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Como foi a recepção da classe ao tema “Apocalipse”? Sabemos que para muitos esse é um livro apavorante, cercado de superstições, conjecturas e interpretações, nem sempre à luz da Bíblia Sagrada. Aproveite a oportunidade para esclarecer dúvidas, desmistificar simbologias e informações equivocadas. Sobretudo, empenhe-se para que seus alunos o estudem com temor, mas também com esperança e anseio por ver cumpridas as promessas do Senhor reveladas nesta gloriosa profecia.
Sonde seus Juvenis a respeito do que esperam desse estudo e das aulas dos próximos domingos; o que pensam e sentem a respeito do livro bíblico de Apocalipse e por quê. Esteja realmente atento(a), se necessário até mesmo anotando cada comentário, a fim de melhor elaborar suas próximas aulas, focando também em atender as necessidades apresentadas.
Você, melhor do que ninguém, conhece a sua classe e sabe que tipo de atividades desperta interesse e maior envolvimento. Este é um tema necessário, que requer empenho tanto do transmissor quanto do ouvinte para um aprendizado edificante e efetivo. Por isso, procure aguçar a curiosidade de seus alunos e envolvê-los em todos os temas.
Ao final de cada aula, você pode deixar uma pergunta ou reflexão sobre o tema da aula seguinte. Sempre os motive e os desafie a se envolverem com o estudo. Para isso é válido elaborar dinâmicas ou gincanas, sejam de pesquisas extraclasse; decorar e recitar versículos; brincadeiras de perguntas e respostas sobre as lições etc. Todas valendo pontos para uma premiação ao final do trimestre.
O ideal é que sejam formados grupos, a fim de trabalhar também a comunhão e capacidade de trabalhar em equipe. Lembre-os de que a frequência também conta ponto individual. Portanto, a falta de cada integrante do grupo é um ponto a menos para toda a equipe. Dessa forma, todos se motivarão entre si para estarem presentes todos os domingos.
Leia com atenção cada subsídio extra disponibilizado ao final da lição, pois sempre estão ligados aos tópicos e objetivos almejados. A bibliografia indicada é muito rica e válida a se obter para continuar a leitura, se desejar.
Lembre-se, caso surja alguma dúvida a qual você, professor(a), não tenha absoluta certeza da resposta correta, comprometa-se com a classe a pesquisar e fazer consultas teológicas a fim de trazer na próxima aula. Lembrando que há mais de uma interpretação teológica e doutrinária de muitas passagens escatológicas. Foque sempre na visão pentecostal das Assembleias de Deus.
Diante de perguntas polêmicas ou dúvidas desse tipo, você pode, inclusive, convidar os alunos a fazerem o mesmo que você, pesquisando e trazendo uma resposta no domingo seguinte. A pesquisa é uma excelente ferramenta para aprofundamento e memorização de um aprendizado. Então, use as dúvidas a seu favor, deixando o exemplo de que um bom professor(a) nunca deixa de ser também aluno(a), tendo a humildade e sede de sempre estudar e aprender mais. Afinal, nem mesmo o mais sábio dos seres humanos, nada sabe se comparado à infinita sabedoria do Senhor, impressa em toda Criação.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!