Lição 1 – O primeiro rei do povo de Deus
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda que a submissão a vontade de Deus, é o segredo para uma vida feliz.
PREZADA PROFESSORA
“Nova revista nova. Decoração nova. Materiais novos. Vida… nova? Certamente! Nova e abundante. Não só no começo do trimestre, mas até o final dele. Isto se consegue alimentando-se diariamente das Sagradas Escrituras. Costumamos dizer que a Palavra de Deus se renova a cada dia, mas na verdade ela não precisa ser renovada, porque não fica velha (e nem existe tal versículo na Bíblia). Nós é que falhamos, às vezes, em enxergar-lhe a novidade, e quando os nossos olhos se desvendam para as maravilhas da lei divina, então temos a impressão de que ela se renovou. Mas a renovação foi nossa, não da Palavra. A Palavra de Deus é viva (Hb 4.12) e não passa (Mt 24.35). Sendo eterna, jamais envelhece. É sempre nova. E por isso pode comunicar-nos a abundância e a novidade de vida de que carecemos. Nós, sim, precisamos ser renovados.
Faça do preparo de sua aula um aliado neste processo de renovação: junte-o ao seu devocional diário. Tire proveito do texto bíblico da lição. Não o leia apenas para saber o que dizer às crianças, mas para abastecer-se espiritualmente. Com o auxílio do Espírito Santo, extraia dele o mais que puder para a sua alma. Leia-o várias vezes, em diferentes versões, e pesquise a respeito nos comentários bíblicos. Quanto mais você “cavar” na passagem bíblica, mais tesouros espirituais achará – para si e os seus alunos” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
É HORA DE PLANEJAR
Faça crachás em formato de coroa com o nome de cada aluno e cole-os na roupa das crianças usando fita dupla face. Explique que vamos estudar a história de reis e rainhas que estão escritas no Livro do Papai do Céu, a Bíblia. Com entusiasmo, apresente a nova revista para os alunos e o tema do trimestre.
Elabore o mural da chamadinha utilizando figura de menino e menina (em separado) para serem contados separadamente e juntos (para a contagem total de alunos).
Faça uma oração para iniciar a sua aula. Nunca deixe de começar as atividades com oração. Desta forma você incutirá na mente dos alunos a nossa dependência de entregar nossa vida nas mãos do Todo-Poderoso. Cite, cada criança pelo nome, durante a sua oração, agradecendo ao Papai do Céu pela vida.
Com a ajuda dos alunos, faça o ofertório: Passe guache verde na palma da mão de algumas crianças e guache marrom em outras. Se forem poucas crianças, faça uma mãozinha verde e a outra, marrom. “Carimbe” as mãozinhas em um papel liso em tamanho suficiente para encapar uma garrafa pet de 3 litros ou uma lata grande, formando uma árvore. Deixe secar e forre a garrafa com esse papel. Faça a copa da árvore usando as mãozinhas pintadas de verde e o caule serão as mãozinhas pintadas de marrom. Corte a parte superior da garrafa para as crianças colocarem o dinheiro. Passe fita adesiva para evitar acidentes. Diga que as ofertas que as crianças colocarem ali serão os frutos que sairão desta árvore para abençoar outras vidas. Durante todo o trimestre as crianças serão lembradas disso (Adaptado de DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
OFICINA DE IDEIAS
Reproduza a figura de uma coroa. Oriente as crianças para que elas colem bolinhas de papel crepom enfeitado.
Enquanto as crianças realizam a atividade diga que na Bíblia encontramos as histórias de reis e rainhas. Alguns foram bondosos, inteligentes e amavam ao Papai do Céu. Mas outros eram malvados e não quiseram obedecer ao Papai do Céu.
Os livros de Samuel, Reis e Ester vão contar como Deus tratou com os reis e rainhas bondosos e os malvados.
ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em 1 Samuel 8 — 10.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!