Lição 12 – As Pedras da Lei e o Bezerro de Ouro
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 24.12-18; 32.1-35.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Detalhar a idolatria do povo e as consequências desse pecado para toda a nação.
Querido(a) professor(a), a Paz do Senhor. Na aula desta semana, seus alunos aprenderão que a adoração a Deus deve ser prioridade. Por mais importante que sejam os nossos bens materiais, a nossa família, os amigos, nada e nem ninguém pode substituir o lugar de Deus em nossas vidas. A história que seus alunos estudarão nesta lição servirá de exemplo para que aprendam a guardar os mandamentos do Senhor e a rejeitar qualquer distração que tente desviar a atenção deles de Deus.
A lição narra o episódio em que Deus ordenou Moisés subir ao monte sagrado. Ali, Deus entregou ao seu servo as Tábuas da Lei que constavam os mandamentos para ensiná-los ao povo de Israel (cf. Êx 24.12). O texto relata que Moisés demorou cerca de quarenta dias para retornar ao arraial de Israel (cf. Êx 24.18). Naquela ocasião, os israelitas não permaneceram no aguardo do retorno de Moisés e resolveram confeccionar um bezerro de ouro para representar o Deus que os tirou da terra do Egito (cf. Êx 32.1). A falta de conhecimento e a teimosia trouxeram graves consequências para o povo de Israel.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar aos seus alunos que a adoração a Deus deve ser priorizada. O Senhor Jesus, quando foi questionado pelos fariseus acerca de qual seria o grande mandamento, respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (cf. Mt 22.37; ver Dt 6.5). O segundo é semelhante a este, que nos ensina que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos (cf. Mt 22.39; ver Lv 19.18). Logo, Deus é a pessoa mais importante e merece o lugar de destaque e prioridade em nossas vidas, haja vista que é o nosso Criador. Devemos ser agradecidos por seu amor e graça. Ele enviou o seu Filho Amado para morrer em nosso lugar e nos assegurar a vida eterna (cf. Jo 3.16).
Outra lição diz respeito aos mandamentos do Senhor. Assim como o povo de Israel não teve a paciência de esperar para ouvir a mensagem de Deus por meio de Moisés, muitas vezes, somos precipitados e não esperamos a resposta de Deus quando precisamos tomar alguma decisão. Explique aos seus alunos que ouvir a Palavra de Deus e guardar os seus mandamentos é necessário para desfrutarmos das bênçãos de Deus.
Os israelitas tinham uma compreensão errada a respeito de Deus. Eles achavam que, assim como os egípcios adoravam deuses representados pelas imagens de escultura, Israel também teria um “deus” feito pelas mãos dos homens e, então, resolveram fazer um bezerro de ouro (Êx 32.1). Ressalte que o verdadeiro Deus, Criador dos céus e da terra, não pode ser representado por nenhuma imagem de escultura. Ele proibiu o seu povo de tentar fazer qualquer representação dEle. Portanto, a verdadeira adoração a Deus deve ser feita pela fé, em espírito e com um coração sincero (cf. Jo 4.24). Deus prometeu responder aqueles que clamam a Ele com um coração quebrantado.
Método sugerido
Caro(a) professor(a), reforce o ensinamento da lição a partir da realização da seguinte atividade. Confeccione cartões com as palavras do versículo “E JESUS DISSE-LHE: AMARÁS O SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, E DE TODA A TUA ALMA, E DE TODO O TEU PENSAMENTO” (Mt 22.37). Embaralhe os cartões e espalhe sobre a mesa ou aproveite o espaço no chão da sala. Você pode dividir a classe em dois grupos. Eles terão um tempo limitado para colocar as palavras em ordem e ler o versículo. Ao final, reúna a classe e peça que todos leiam o versículo em uma só voz.
Tenha uma ótima aula!