Lição 11 – O Tabernáculo de Deus
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 25.1-9.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apresentar com detalhes a construção, obra e manutenção do Tabernáculo de Deus entre o seu povo.
Amigo(a) professor(a), a Paz do Senhor. Na lição desta semana, seus alunos estudarão sobre a primeira estrutura instituída por Deus como ambiente de adoração e serviço. Antes da construção do Tempo em Jerusalém, o Senhor ordenou que Moisés construísse a Tenda Sagrada, um local onde os utensílios sagrados estariam guardados e o povo recorreria para se apresentar diante de Deus. Ali, seria realizado o cerimonial judaico, cheio de simbolismo e representatividade, com a intenção de ensinar importantes lições ao povo de Deus que deveriam ser ensinadas e passadas para as futuras gerações (cf. Êx 25—28).
O modelo de serviço e adoração realizado entre os israelitas nos dias de Moisés serve de exemplo para a igreja dos dias atuais. Obviamente que as práticas cerimoniais daquela época não devem ser imitadas ou realizadas atualmente. Afinal de contas, aquelas orientações eram específicas para o povo de Israel na travessia pelo deserto e após a ocupação da Terra Prometida (cf. Dt 6). Entretanto, a forma como Deus conduziu o seu povo, o temor exigido ao seu nome e a dedicação no serviço à obra de Deus são dignos de serem copiados. Afinal de contas, servimos ao mesmo Deus.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, é importante compreender que com a vinda do Senhor Jesus a este mundo e sua morte sobre a cruz, o véu do Templo se rasgou, indicando que, desde então, os crentes não precisariam mais seguir os rituais simbólicos e representativos da época de Moisés (cf. Mt 27.51). Jesus inaugurou o Novo Testamento e nele a fé é o elemento principal. Tudo o que fazemos na obra de Deus e para Ele deve ser realizado mediante a fé em Jesus Cristo (cf. Gl 3.22-29; Hb 10.19-23). Desde agora, o Templo, isto é, a igreja onde os crentes se reúnem para servir a Deus trata-se de um espaço reservado para a expressão do louvor a Deus e aprendizado das Escrituras Sagradas. Isso requer de cada um de nós o zelo, a dedicação e o empenho para que a igreja seja um ambiente cheio da graça de Deus a fim de que as pessoas entrem nele e, à medida que escutam as palavras do Evangelho, aceitem a Cristo como Salvador.
Outra lição que deve ser compartilhada com seus alunos diz respeito à Casa do Senhor como um ambiente de alegria onde devemos sentir prazer em estar nele. É um lugar onde aprendemos servir a Deus por intermédio dos dons que o Senhor distribuiu para cada um de acordo com as necessidades da igreja. É importante que os seus alunos saibam que a igreja é formada por pessoas diferentes com habilidades específicas. Nem todos trabalham da mesma maneira, mas todos são igualmente importantes para o Reino de Deus (cf.1 Co 12.27-31).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, recorte uma cartolina com as letras do alfabeto. Em seguida, coloque as letras dentro de uma caixa ou sacola. Escreva no quadro a seguinte frase: COISAS QUE EXISTEM NA IGREJA COM A LETRA… A classe pode ser dividida em duas equipes. Cada uma terá a oportunidade de retirar uma letra da sacola/caixa e dizer o nome de algum objeto/coisa que existe na igreja com a letra selecionada. Cada equipe terá 20 segundos. Se não souber a resposta a oportunidade passa para a outra equipe. Quem fizer mais pontos ao final, vence a brincadeira.
Que Deus abençoe a sua classe. Ótima aula!