Lição 10 – O Amor na prática
LEITURA BÍBLICA: Lucas 10.25-37.
A MENSAGEM: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (João 13.34).
OBJETIVOS:
EXPLICAR a parábola do Bom Samaritano;
ENSINAR sobre a necessidade da prática do amor cristão;
ENCONRAJAR os adolescentes a seguirem o exemplo do Bom Samaritano.
Estimado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre uma virtude que é mal interpretada atualmente. Estamos vivendo dias trabalhosos em que os valores encontram-se invertidos na sociedade. O que antes era considerado correto, ético e justo, hoje, tem sido rotulado como retrogrado, incorreto ou como discurso extremista. Mas essa narrativa é fruto de uma sociedade cada vez mais distante de Deus e insensível para com o próximo. A história do “Bom Samaritano” é um exemplo de comportamento que deve ser encontrado no caráter daqueles que servem a Deus. Considerando que seus alunos estão passando por uma etapa de aprendizado e amadurecimento, encoraje seus alunos a seguirem o exemplo do Bom Samaritano.
O interessante na história da lição que estamos estudando é que a conduta bondosa e misericordiosa não era esperada de um samaritano. Na interpretação do judeu ortodoxo, observador da Lei mosaica, os samaritanos eram fruto de uma mistura errada de judeus com povos gentios. Para o judeu, os samaritanos não eram aceitos diante de Deus nem seguiam poderiam ser considerados como povo de Deus. Esse preconceito é vencido pela história contada pelo Mestre dos mestres. Jesus mostrou que o amor ao próximo deve ser praticado por qualquer pessoa que, de fato, deseja ter comunhão com Deus e agradá-lo. Porquanto, os verdadeiros adoradores e filhos de Deus não são os conhecedores da Lei, e sim os que praticam a Lei como consequência de uma fé não fingida.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, “A parábola do Bom Samaritano destaca a verdade de que a compaixão e cuidado são coisas intrínsecas à fé salvadora e à obediência a Cristo. Amar a Deus deve ser também amar ao próximo.
(1) A vida e a graça que Cristo transmite aos que o aceitam produzem amor, misericórdia e compaixão pelos necessitados e aflitos. Esse amor é um dom da graça de Deus através de Cristo. O crente tem a responsabilidade de viver à altura do amor do Espírito Santo tendo, dentro dele, um coração não endurecido.
(2) Quem afirma ser cristão, mas tem o coração insensível diante do sofrimento e da necessidade dos outros, demonstra cabalmente que não tem em si a vida eterna (vv. 25-28; 31-37; cf. Mt 25.41-46; 1 Jo 3.16-20).” (1995, p. 1527).
Aplicação:
O discurso de Jesus sobre a história do Bom Samaritano nos mostra o amor cristão ainda existe. Nosso Senhor ensinou aos seus discípulos que o amor de Deus que Ele revelou segue um novo parâmetro. Ele disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (Jo 13.34). Logo, Cristo nos ensina que amar como Ele amou é sacrificar-se em favor daqueles que não são merecedores desse amor. Que Deus nos conceda um coração disposto a amar como Jesus amou.
Sugestão de atividade:
Por fim, para consolidar o ensinamento da lição desta semana, realize com a turma a atividade a seguir:
Desafie seus alunos a praticar o amor ao próximo em forma de cuidado. Faça um pequeno e rápido projeto com eles entre esta lição e o fechamento do trimestre. Identifique uma necessidade no entorno da igreja ou na vida de algum irmão da igreja e se organize com a turma para atendê-la.
Abaixo, deixaremos algumas sugestões de boas iniciativas que podem ser feitas com os adolescentes da sua classe nas próximas semanas. Mas você pode escolher o que for mais viável e próximo da sua realidade.
Projeto Amor Na Prática
– Escolha uma opção abaixo e desenvolva uma atitude positiva e de bondade com a sua turma:
• Doação de Agasalho.
• Doação de Leite.
• Doação de Brinquedos.
• Cartas para idosos (residentes em asilos ou internados em hospitais).
• Cartas para Missionários.
• Limpeza de Calçadas.
• Cuidado de Jardins.
• Visita a Orfanato.
• Mutirão de Ajuda em Casas.
Que Deus abençoe a sua classe! Tenha uma ótima aula.