Lição 9 – Uma parábola sobre Israel
LEITURA BÍBLICA: Lucas 13.6-9.
A MENSAGEM: “E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.” (João 15.8)
OBJETIVOS:
ENSINAR sobre a importância do arrependimento;
EXPLICAR o significado e a mensagem da parábola para Israel e para a Igreja;
REFLETIR sobre a importância de termos uma vida de propósito com Deus e uma vocação ministerial frutífera.
Prezado professor, a paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre o convite de Deus a Israel para uma profunda reflexão sobre a improdutividade do seu povo em cumprir a missão de levar o seu nome como nação. Deus, então, chama o seu povo ao arrependimento sincero e à frutificação no Reino. No texto bíblico que baseia a lição, a parábola conta que um cultivador de uvas tinha uma figueira plantada em sua vinha e esperava encontrar nela frutos (Lc 13.6-9). Vendo que a árvore não frutificava, chamou seu empregado e ordenou que a cortasse. O empregado, todavia, pediu paciência ao dono da plantação e que a permitisse ficar por mais um tempo sendo cultivada para ver se daria fruto.
A parábola contada por Jesus ilustra o cenário em que se encontrava a nação de Israel nos dias de seu ministério. Israel não correspondia ao chamado divino para realizar boas obras e levar a mensagem do Reino aos povos da Terra (Mt 3.2; 4.17). Antes, rejeitaram o Filho de Deus e o seu chamado ao arrependimento (Jo 1.11, 12). Com isso, Deus tirou a missão das mãos de Israel e escolheu um novo povo que desse os frutos esperados (Mt 21.43). Esse povo é constituído por todos os cristãos que em todas as épocas pregaram a mensagem do Reino e a compartilham com o fim de que todos os que cressem, buscassem o arrependimento de seus pecados e alcançassem a salvação.
No Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (CPAD), Lawrence O. Richards discorre: “De acordo com Levítico 19.23 deveriam se passar três anos até que o fruto de uma figueira fosse ritualmente ‘limpo’, e pudesse ser comido. Portanto o dono da terra havia plantado a árvore há cerca de seis anos. Tudo indica que a árvore era permanentemente estéril. O problema é que as figueiras tiram da terra quantidades extremamente grandes de minerais, fazendo com que as outras plantas morram de fome. Era apenas uma questão de prudência para o dono da terra ordenar a remoção da árvore inútil que exauria a terra sem fornecer nada em troca. […] O uso da figura de uma vinha e uma árvore em passagens do Antigo Testamento como Isaías 5.1-7 torna claro o significado daquilo que Cristo deseja dizer. Deus havia sentenciado Israel por não gerarem frutos; contudo, em sua graça. Ele faz muito mais do que alguém tinha o direito de esperar. Se o seu povo falhasse em responder positivamente agora, deveriam com certeza ser cortados (cf. o uso similar da figura por Paulo em Romanos 11.11-24)” (2007, p. 171).
Aplicação:
Assim como Deus esperava de Israel os frutos para o seu Reino, Ele espera agora o mesmo posicionamento da Igreja. Os cristãos receberam a incumbência de levar a mensagem da Salvação a todos os povos. No entanto, chegará o Dia em que o Senhor pedirá contas a respeito de todo serviço prestado em seu Reino. Enquanto não chega esse grande Dia, encoraje seus alunos a exercerem os dons espirituais e ministeriais que o Senhor já distribuiu a cada um deles. Se, porventura, ainda não receberam nenhum dom, este é o momento em que devem pedir ao Espírito Santo que os capacite com essas habilidades para que possam trabalhar com afinco na Obra de Deus.
Sugestão de atividade:
Por fim, para completar a lição desta semana, realize com a turma a atividade a seguir:
A aula de hoje perpassa o conceito de frutificação. Então, para encerrar o terceiro tópico, faça a seguinte atividade: prepare uma cesta com diversas frutas. Podem ser de qualquer espécie. Selecione frutas que estão belas e boas para a alimentação e, também, frutas que podem não ser tão atraentes. Coloque todas juntas. Apresente a cesta com frutas para a classe e diga: “Vejam essas frutas, se vocês fossem comer alguma fruta, quais vocês escolheriam”?
Em seguida, provoque a reflexão apresentando o contraste entre as frutas boas e as não adequadas para o consumo. E, por fim, conclua ensinando sobre a importância de darmos bons frutos para o Reino de Deus.
Tenha uma ótima aula!