Lição 9 – Jonas e Miqueias
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miqueias 6.8)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O PROFETA JONAS
2. A PROFECIA DE JONAS
3. O PROFETA MIQUEIAS
OBJETIVOS
Descrever o chamado e a fuga do profeta Jonas;
Destacar a magnitude da misericórdia divina, presente na mensagem do profeta Jonas;
Elencar o juízo divino e a promessa de restauração anunciados pelo profeta Miqueias.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Preparado(a) para prosseguir no estudo dos livros proféticos? Na próxima aula, vamos falar sobre o chamado e a mensagem dos profetas Jonas e Miqueias. Como sempre incentivamos, busque o Espírito Santo durante o preparo da aula, pedindo que a Palavra dEle gere frutos, primeiramente, em seu coração e a seguir, no de seus alunos. Dedique um tempo para interceder pela vida de cada um.
Seus Juvenis vivenciam agora uma fase de grandes decisões, descoberta de vocação, explorando seus dons e talentos, inclusive na própria igreja, envolvendo-se em atividades e ministérios nos quais sentem mais aptidão ou onde têm mais afinidades. Como professor de Escola Dominical e irmão em Cristo mais experiente, incentive-os nessa jornada, ajude-os em oração, assim como dando suporte para além das paredes da igreja, de acordo com suas necessidades.
Sua vida, além de canal da voz de Deus ao ensiná-los a Palavra, é também uma inspiração. Talvez, alguns em sua classe admirem em você características que nem você imagina estarem sendo observadas, sejam espirituais, de caráter, comportamento, dons ministeriais, personalidade etc. Seu testemunho pessoal, portanto, integra o ensino.
Sob essa perspectiva, aproveitando o gancho do estudo sobre o livro de Jonas, tente recordar de uma experiência pessoal na qual você não ouviu o direcionamento de Deus e sofreu as consequências, bem como numa ocasião na qual ouviu e obteve um resultado abençoado. Dessa forma, além de estreitar os vínculos entre vocês, contribuindo positivamente na relação ensino-aprendizagem, ainda demonstrará a aplicação pessoal e prática que tem hoje, a mensagem vivida e anunciada pelo profeta Jonas hás tantos anos.
Por isso, proponha que eles reflitam em suas vidas e, assim como você, relembrem ambas as situações, tanto de uma ocasião na qual foram obedientes, quanto de uma quando foram desobedientes. Não precisam compartilhar se não desejarem. O intuito é conduzi-los à reflexão e aplicação da Palavra estudada em suas vidas.
Jonas e Miqueias foram porta-vozes de uma mensagem crucial e poderosa de juízo divino. Aos que se arrependem, o Senhor se agrada em perdoar, e é mui rico em misericórdia para ajudar no processo de restauração e santificação. Já o desfecho dos que não se consertam é triste. Como diz o sábio provérbio: “Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar” (Pv 29.1 – NTLH).
Ao final da aula, ore junto a sua classe, clamando pela misericórdia divina e pedindo ajuda para manter o coração sempre puro e obediente.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!