Lição 8 – O mar se abriu
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança aprenda que Deus nos protege e nos ajuda diante de qualquer perigo.
ESPAÇO DA PROFESSORA
“Leia o capítulo 14 de Êxodo e inteire-se bem da história a ser contada. Medite nela e permita que o Espírito Santo a aplique à sua vida. Quando pensamos cada versículo, ou mesmo cada palavra, separadamente, descobrimos tanto!
Não é maravilhoso pensar em como a nuvem da presença de Deus e o anjo do Senhor colocaram-se entre os israelitas e os inimigos? Deus prometera lutar por eles e o estava fazendo. Imagino que ao ver a nuvem retirar-se da frente, onde assinalava o rumo a seguir, os israelitas sentiram-se ainda mais confusos. Mas, então ela foi postar-se atrás, fazendo uma barreira entre eles e o adversário. Quando não vemos a nuvem de Deus brilhando à frente e tornando óbvia a direção, é que ela está atrás de nós, garantindo-nos a segurança.
Que mar que você tem de atravessar para finalmente desfrutar de paz? O mar das intrigas familiares, das calúnias, traições? E as montanhas que o impedem de escapar, de que são feitas? De fraqueza, inexperiência, insegurança, falta de recursos? O inimigo em seu encalço quer a sua ruína moral, espiritual, física?
O que você fará? Desejará voltar a um tempo onde, aparentemente estas coisas não existiam, mas você era escravo de coisas, pessoas ou situações piores?
Não retorne, nem murmure. Aquiete-se escudado pelo Senhor, que luta por você. Logo você verá o caminho no meio do mar. Um caminho pelo qual o inimigo não ousará persegui-lo, ou será aniquilado” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal: CPAD).
ESPAÇO DA CONVIVÊNCIA
Esteja na sala antes dos alunos. Ao receber cada um, pergunte-lhe como veio à igreja (de carro, ônibus, a pé, etc.), e se teve de atravessar alguma ponte, viaduto ou passarela. A ponte era sobre um rio? Largo ou estreito? Aguce-lhes a curiosidade, dizendo que a história de hoje é sobre pessoas que atravessaram um mar, sem ponte. Como acham que atravessaram? A nado? De navio? Prancha de surf? Avião? Balão? Oh, não, nada disso! Na hora da história, veremos como foi.
ESPAÇO DAS ARTES
“Prepare figuras de peixes, estrelas-do-mar, polvos, etc., e cole-as no TNT, formando o mar. Corte o “mar” ao meio (ficarão dois retângulos de aproximadamente 2 m x 70 cm cada).
Torne a unir as duas metades do mar, usando pequenos pedaços de fita crepe, ou velcro, distantes um do outro. No momento da abertura do mar, as fitas deverão ceder ao puxão, descolando-se.
Quatro pessoas segurarão o “mar” estendido na horizontal (uma em cada canto). Um menino fará o papel de Moisés, levantando o cajado (cabo de vassoura). As quatro pessoas puxarão o TNT, “abrindo o mar”, e as crianças passarão pelo meio dele, glorificando a Deus porque Ele luta por nós e nos dá livramentos. Se quiser, use toalhas e lençóis para imitar trajes bíblicos.” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal: CPAD).
ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história bíblica que se encontra em Êxodo 13.17-22.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!