Lição 7 – Quem é Deus no Novo Testamento?
A lição de hoje encontra-se em: João 1.1-14.
Tópicos da Lição:
1. O PAI SE MANIFESTA NO NOVO TESTAMENTO
2. “QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI”
3. O AMOR DE DEUS É MANIFESTADO AO MUNDO
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula da semana passada seus alunos aprenderam sobre quem é Deus no Antigo Testamento. Na lição desta semana, o assunto é sobre Deus no Novo Testamento. A Bíblia é clara quando afirma que Deus não muda e nem há sombra de variação em relação à sua pessoa (cf. Tg 1.17). Acontece que a revelação de Deus é progressiva, isto é, Deus se revela à humanidade por períodos de tempos conhecidos como dispensações. Foi assim que Ele se revelou a Adão e Eva e, depois de alguns anos, se revelou como “Eu Sou quem Sou” a Moisés.
No Antigo Testamento, Deus se fez revelar aos seus servos a partir de momentos marcantes que envolveram a manifestação do seu poder. No Novo Testamento o destaque está na relação entre Cristo e Deus Pai. O fato é que aprendemos novas formas de nos reportarmos a Deus a partir das expressões usadas por nosso Senhor Jesus durante o tempo de seu ministério terreno. Desde então, chamamos Deus de Pai, Altíssimo, Aba Pai, ou seja, expressões que transmitem a ideia de proximidade com Deus (cf. Mt 6.1-18; Jo 16.26,27).
O primeiro tópico da lição: “O Pai se Manifesta no Novo Testamento” explica como Deus se manifesta na pessoa de Jesus Cristo. Antes de nosso Senhor vir a este mundo, a compreensão a respeito de Deus era limita. Por meio de Jesus Cristo, a distância entre o homem e Deus foi encurtada e as barreiras que os separavam foram rompidas. No Sermão da Montanha, Jesus estabelece uma forma de tratamento em relação a Deus que nunca havia sido usada. Jesus o chama de Pai, revelando sua intimidade e relação direta com Deus (cf. Mt 6.9).
No segundo tópico da lição: “Quem me vê a Mim vê o Pai”, faz menção ao diálogo entre Jesus e Filipe, quando o Mestre afirma ser a manifestação carnal e visível do Deus invisível que habita na luz inacessível (1 Tm 6.16). Desde agora, os homens podem andar, bem como, falar diretamente com Deus por meio de Jesus. Sua divindade é revelada e explicada com maiores detalhes no Evangelho de João (cf. Jo 14.8-11).
No terceiro tópico: “O Amor de Deus é Manifestado ao Mundo” destaca o amor de Deus personificado em Jesus Cristo. Deus não deixou de amar a humanidade por causa do pecado, antes, enviou seu Filho Unigênito para morrer sobre a cruz, a fim de que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna (cf. Jo 3.16). Este tópico ressalta que tudo o que Deus realizou foi por amor, inclusive, o fato de nos adotar como seus filhos mediante a fé em Jesus Cristo. A certeza desse amor nos leva a crer no sacrifício de Jesus para sermos perdoados de todos os pecados e, finalmente, conquistarmos a vida eterna.
Para reforçar os ensinamentos expostos na lição, converse com seus alunos sobre cada tópico de forma sucinta. Se preferir, prepare um roteiro com as ideias centrais de cada tópico, juntamente com as referências para ler em aula. Organizar os assuntos que você fará comentários e explicações ajudará na compreensão do conteúdo da lição. Aproveite e leve um dicionário bíblico para a aula e ensine os alunos a utilizarem esse importante recurso. Isso agregará conhecimentos à temática da lição e ampliará a visão deles sobre o assunto que está sendo estudado.
Tenha uma excelente aula!