Lição 6 – Quem é Deus no Antigo Testamento?
A lição de hoje encontra-se em: Levítico 26.1-18.
Tópicos da Lição:
1. DEUS E SUAS OBRAS.
2. AS ORDENANÇAS E LEIS ENTREGUES AO SEU POVO.
3. OS MILAGRES OPERADOS AO LONGO DA JORNADA.
Prezado(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que Deus não mudou, Ele permanece o mesmo. Quando iniciamos os estudos das primeiras páginas da Bíblia, encontramos o Deus Criador dos céus e da terra. Ele formou todas as coisas que existe, inclusive, o homem. Ele continua sendo bondoso e mantenedor da sua criação. Assim como fez em relação a Adão e Eva no tocante ao pecado, o Senhor continua a prover o meio de reconciliação com a humanidade pecadora.
Como já estudamos em lições anteriores, Deus se fez conhecer por suas qualidades que estão descritas nas Escrituras Sagradas. Tais qualidades se mostram mais em destaque à medida que o Criador se relaciona com a humanidade. Há quem diga que o Deus do Antigo Testamento se mostra diferente daquele observado em o Novo Testamento. Entretanto, isso não é verdade, haja vista que o nível de exigência de um compromisso real com as verdades do Evangelho se mostra mais evidente nos escritos do Novo Testamento (cf. Mt 5.38-47). Logo, Deus continua usando de misericórdia e bondade para com todos aqueles que se aproximam dEle com o coração sincero e arrependido. Mas separou também um Dia em que há de trazer a juízo todo o mal praticado pelos homens (cf. At 17.30, 31).
O primeiro tópico da lição: “Deus e suas Obras” destaca as ações de Deus além da criação dos céus e da terra. Ele estabeleceu um chamado a Abraão a fim de separar para si um povo que o adorasse e praticasse a sua vontade expressa por meio dos mandamentos. A libertação de seu povo da casa da servidão no Egito é o cumprimento da promessa feita a Abraão. Os milagres operados no Egito serviram para enaltecer o nome de Deus no mundo antigo. Até mesmo as nações que ocupavam a terra de Canaã, antes da entrada dos israelitas, ouviram a respeito do Deus Todo-Poderoso adorado por Israel (Êx 14; 15.14-16). Mostre aos seus alunos que Deus realiza grandes coisas em favor do seu povo para que sirva de testemunho aos descrentes de que existe um Deus nos céus que tem o controle de todas as coisas.
O segundo tópico, que tem como título “As Ordenanças e Leis entregues ao seu Povo”, ressalta a Antiga Aliança de Deus com os hebreus. Após deixarem o Egito, eles deveriam obedecer aos mandamentos do Senhor para que fossem bem-sucedidos na peregrinação e, finalmente, ocupação da Terra Prometida. Nenhum povo na antiguidade passou pela experiência dos israelitas. Um povo numeroso que ocupou o deserto ao longo de quarenta anos e depois foi autorizado a ocupar a região de Canaã, expulsando os povos que habitavam naquele lugar. Seus alunos devem aprender que os testemunhos bíblicos são exemplos que podem nos ensinar como devemos nos relacionar com Deus. Muitas vezes, passamos por situações difíceis que são verdadeiros desertos. Mas Deus usa essas circunstâncias a fim de nos preparar para desfrutar bênçãos especiais.
No terceiro tópico: “Os Milagres Operados ao Longo da Jornada” aponta os milagres que Deus operou em favor do seu povo ao longo da história. Dentre os maiores eventos que ocorreram no passado, destacam-se o Dilúvio prometido por Deus e anunciado por Noé a todos os pecadores do mundo antigo; e a abertura do Mar Vermelho na ocasião em que os hebreus deixaram o Egito em direção a Terra Prometida. Nesses eventos, Deus foi glorificado e cumpriu o que prometeu aos seus servos. É importante que seus alunos aprendam que, muitas vezes, as promessas de Deus demoram a se cumprir. Porém, o tempo estabelecido por Deus traz ensinamentos valiosos. E, quando as promessas se cumprem, o nome de Deus é glorificado e desfrutamos de grande regozijo.
Professor(a), converse com seus alunos e ensine-os sobre a importância de compartilhar um testemunho na igreja. Explique que a vida cristã é marcada por eventos que trazem alegria e felicidades, mas também há momentos de luta e dificuldades permitidos pelo Senhor com vista no aprendizado e amadurecimento da fé. A confiança em Deus e o exercício da paciência são ferramentas indispensáveis para alcançarmos um bom testemunho (cf. Rm 5.1-5).
Tenha uma boa aula.