Lição 4 – Os Nomes de Deus
A lição de hoje encontra-se em: Êxodo 3.13-16; 6.3.
Tópicos da Lição:
INTRODUÇÃO
1. COMO DEUS É CONHECIDO?
2. QUAIS SÃO OS NOMES DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO?
3. OS NOMES DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO
CONCLUSÃO
Prezado(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão que o nosso Deus é conhecido por diversos nomes nas Escrituras Sagradas. Esses nomes têm como finalidade revelar o caráter, a santidade e a soberania de Deus. Em muitas ocasiões, o Senhor tornou o seu nome conhecido por causa de algum feito em favor do seu povo ou mesmo devido a algum encontro específico com um de seus servos.
Os nomes ou títulos atribuídos a Deus ao longo da Bíblia têm como finalidade identificá-lo perante a humanidade. Muitos deuses feitos pelas mãos dos homens surgiram ao longo da história. Essas divindades apareceram na cultura dos povos antigos com o passar dos anos a fim de explicar os fenômenos da natureza ou mesmo exaltar os feitos de alguma personalidade importante na história desses povos. Entretanto, o Deus Criador é conhecido nas Escrituras Sagradas desde a antiguidade e a forma como se tornou conhecido à humanidade revela que Ele não mudou (Is 43.11-13). O Senhor continua se revelando ao longo do tempo e das Escrituras com o mesmo caráter e amor sincero manifestado à humanidade (Hb 11.1, 2).
No primeiro tópico “Como Deus é Conhecido?”, seus alunos aprenderão como Deus se revelou a Moisés. Naquela ocasião, o Senhor se manifestou como o “Eu Sou”, caracterizando-se como o Deus eterno, Autoexistente, um Ser absoluto que havia feito uma promessa a Abraão, Isaquel e Jacó a respeito de seus descendentes (Êx 3.13-15). Moisés deveria levar esse legado a diante e mostrar aos hebreus que este era o verdadeiro Deus, Criador dos céus e da terra, cujo nome não deveria ser usado sem propósito. Ele é diferente de todos os outros que foram declarados deuses. Contudo, eram apenas o resultado da imaginação humana e engano de Satanás (Dt 4.28).
O segundo tópico, cujo título é “Quais Sãos os Nomes de Deus no Antigo Testamento?” destaca que Deus se revelou por vários nomes que estão registrados nos Escritos de Moisés e dos profetas da Antiga Aliança. Neste tópico, seus alunos aprenderão a tradução dos nomes El (Deus – singular), Elohim (Deus – plural), El-Eliom (Deus Altíssimo), El Shadday (Deus Todo-Poderoso), Yhavé ou Javé (traduzido como SENHOR), Jeová-Tsidkenu (O Senhor Justiça Nossa), Jeová-Rafa (O Senhor que sara), Jeová-Shalom (Senhor é nossa Paz) dentre outros termos que confirmam que os nomes de Deus estão atrelados a momentos em que ocorreram manifestações significativas do seu poder.
O terceiro tópico que tem como título “Os Nomes de Deus no Novo Testamento”. Neste tópico os alunos aprenderão quais são os nomes que se referem a Deus no Novo Testamento. Nota-se que na maioria das vezes o nome de Deus é trazido à memória nos Evangelhos. O próprio Senhor Jesus faz menção a Deus como seu Pai, Deus Altíssimo ou Abba, que denota a intimidade com Deus ao chamá-lo de Pai (Lc 10.21; Jo 8.29; 11.41). Em outras ocasiões, Deus é mencionado com o Deus de Abraão, Senhor da Seara, Todo-Poderoso, Único Deus, Rei. Tais nomes ou títulos revelam as qualidades de Deus no cumprimento dos seus juízos no fim dos tempos ou mesmo a sua glória na eternidade.
Para fixar os conhecimentos abordados nesta lição, prepare placas confeccionadas com cartolina ou papel cartão. Escreva nas placas os nomes de Deus no Antigo e no Novo Testamento. Mostre as placas para os alunos e pergunte o significado do respectivo nome de Deus. Se preferir, você pode permitir que os alunos consultem a Bíblia para ajudar a lembrar das informações.
Tenha uma boa aula!