Lição 2 – Deus chama um libertador
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 2.11-25; 3.1-6.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Esclarecer o propósito de Deus em chamar Moisés para libertar o seu povo.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos conhecerão mais um pouco da história de Moisés. Após passar por um grande livramento em seus primeiros dias de vida, Moisés cresceu aos cuidados da princesa, filha de Faraó e se tornou um adulto letrado na cultura egípcia. No entanto, ele não se esqueceu das suas origens, sabia que era um hebreu pertencente a um povo escravo que servia a um Deus diferente daqueles adorados nas terras egípcias.
Depois de defender um hebreu e fugir do Egito, Moisés foi morar em Midiã, local onde se casou e formou uma família (cf. Êx 2.16-22). Certo dia, ele estava do outro lado do deserto do Sinai, apascentando o rebanho de cabras e ovelhas de seu sogro quando avistou uma chama de fogo do meio do espinheiro, também conhecido como “sarça”. Deus falou com Moisés do meio fogo, lhe mostrou a sua santidade e disse-lhe que ele seria o instrumento usado para libertar os hebreus da escravidão e levá-los para uma terra que mana leite e mel, prometida a Abraão (Êx 3.4-10; Gn 12.7).
Em primeiro lugar, Deus se revelou a Moisés como um Deus Santo e adorado pelos antepassados dos hebreus: Abraão, Isaque e Jacó (Êx 3.6). Em seguida, o Senhor disse que o clamor e o sofrimento do seu povo chegaram aos ouvidos dEle. Em terceiro, Moisés seria usado por Deus para o cumprimento da promessa divina no tempo determinado. Que privilégio para Moisés! Ele seria o instrumento de Deus para o cumprimento de uma promessa muito importante. O Senhor também nos separou para um momento muito especial na história da igreja.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Primeiramente, vale destacar que Deus escolheu Moisés desde criança para este objetivo, assim como escolheu outros profetas na Bíblia como, por exemplo, Jeremias, Samuel e outros (Êx 2.1-10; Jr 1.5). Entretanto, o chamado de Moisés só teve cumprimento quando se tornou um adulto letrado e capacitado para compreender o peso da responsabilidade das decisões que precisava tomar dali em diante. Isso mostra que, embora tenhamos um chamado de Deus, ele se cumprirá somente quando estivermos preparados o suficiente para exercer a missão.
Outros aspectos podem ser observados nessa história como, por exemplo, a revelação de Deus se dá num contexto de santidade e temor. O Criador solicita que Moisés tire as sandálias dos pés porque o local havia sido consagrado por Deus (Êx 3.4, 5). Isso comprova que Deus é santo e requer santidade daqueles que Ele chama para um propósito em sua obra. Aquele momento era apenas a inauguração de outros encontros gloriosos que Moisés teria com Deus e, portanto, a santidade deveria ser levada muito a sério.
E, por último, vale ressaltar que o chamado de Deus na vida de seus servos não envolve propósitos pessoais. Deus não estava chamando Moisés para torná-lo conhecido diante dos outros povos ou idolatrado pelos hebreus, embora ele tenha se tornado alguém de grande destaque na história bíblica. Antes, o chamado de Moisés aconteceu em razão de o povo hebreu estar sob o julgo da escravidão egípcia e a Bíblia diz que Deus ouviu o clamor de seu povo (Êx 3.7-9). Há muitas pessoas que estão clamando por um socorro ou provisão divina e Deus usará seus alunos para ajudá-las, seja pregando, orando ou mesmo ajudando de alguma forma material. O que seus alunos precisam aprender é a lição de estar sempre à disposição de Deus, submissos e firmes na fé.
Método sugerido
Caro(a) professor(a), aproveite este episódio para confeccionar cartões com as frases que Deus falou com Moisés e outros com as frases que correspondem às respostas de Moisés a Deus. Cole fita adesiva no verso dos cartões para fixá-los de forma aleatória no quadro. Separe duas colunas no quadro e escreva na primeira: “Deus falou com Moisés”. Na segunda coluna, escreva: “E Moisés respondeu”. Leia as frases e pergunte aos alunos a quem pertencem. À medida que eles responderem, vá fixando as respostas no quadro, na posição das colunas a que pertencem.
Tenha uma ótima aula e que Deus abençoe a sua classe.