Lição 1 – O Início da Caminhada
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – A CAMINHADA COM CRISTO
II – O NOVO NASCIMENTO
III – O NOVO TESTAMENTO E A CAMINHADA DE FÉ DO CRISTÃO
CONCLUSÃO
Esta lição tem três objetivos que os professores devem buscar atingi-los:
1. Explicar o sentido da caminhada com Cristo;
2. Ensinar a respeito da doutrina do Novo Nascimento;
3. Enfatizar a importância do Novo Testamento para a formação de quem inicia a caminhada na fé cristã.
Prezado(a) professor(a), a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a revista Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD. Neste trimestre, seus alunos aprenderão sobre a caminhada do crente rumo à cidade celestial. Nessa jornada o crente depara-se com muitos obstáculos que desafiam a sua fé e o tentam fazer desistir da esperança vindoura. À luz da Palavra de Deus, refletiremos sobre assuntos que são indispensáveis de serem estudados nestes últimos dias como: a realidade do Céu, do Inferno, da Tentação e da bendita esperança do salvo. O autor desse trimestre é o pastor Osiel Gomes, pastor presidente da Assembleia de Deus – Campo de Tirirical, em São Luis – Maranhão. Ele é formado em Teologia, Filosofia, Direito e pós-graduado em Docência do Ensino Superior, professor de hebraico e grego. Autor de diversos livros, entre eles, “Mais Palavra, Menos Emocionalismo”, “As Obras da Carne e o Fruto do Espírito” e “Valores do Reino de Deus”, todos publicados pela CPAD.
A primeira lição deste trimestre tem como finalidade apresentar o conceito de “novo nascimento” à luz do que Nosso Senhor explicou ao mestre da Lei, Nicodemos (Jo 3.3-8). Nesse sentido, o novo nascimento contrasta o nascimento natural, bem como suas expectativas e inclinações ao pecado. A nova natureza é espiritual, regenerada e resultado da ação divina no interior do ser humano com o fim de que este possa desfrutar do relacionamento com Deus. Esse processo ocorre milagrosamente mediante a fé em Cristo à medida que o crente se dedica com temor a praticar os ensinamentos da Palavra de Deus.
Na sua obra Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal (CPAD), Stanley M. Horton elucida que “a regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior. […] O Novo Testamento apresenta a figura do ser criado de novo (2 Co 5.17) e da renovação (Tt 3.5), porém a mais comum é a de ‘nascer’ (gr. gennaõ, ‘gerar’ ou ‘dar à luz’). Jesus disse: ‘Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus’ (Jo 3.3). Pedro declara que Deus, em sua grande misericórdia, ‘nos gerou de novo para uma viva esperança’ (1 Pe 1.3). É uma obra que somente Deus realiza. Nascer de novo diz respeito a uma transformação radical. Mas ainda se faz mister um processo de amadurecimento. A regeneração é o início do nosso crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do Espírito e no nosso caráter moral” (2021, pp. 371, 372). Assim sendo, o maior desafio dos crentes é nutrir a nova natureza espiritual regenerada e não perder de vista a esperança do porvir.
(Artigo extraído da revista Ensinador Cristão, editada pela CPAD, edição 97, p. 38).
Tenha uma ótima aula!