Lição 1 – O Nascimento de Moisés
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 2.1-10.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Explicar como se deu o nascimento de Moisés e como Deus o livrou da morte em seus primeiros dias de vida.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
É com imensa alegria que estamos iniciando o segundo trimestre de estudo com a revista Lições Bíblicas Juniores. Como foi a recepção dos alunos no primeiro trimestre? Eles gostaram da revista? Esperamos que sim. Esse período de mudança de trimestre é importante para fazer um balanço sobre o que foi realizado em sala de aula, rever algumas estratégias a fim de tornar a aula mais eficiente e adquirir novos materiais que serão utilizados em sala de aula. É o momento também de verificar junto com a superintendência da Escola Dominical quais sãos os recursos pedagógicos, bem como os projetos que serão realizados com a classe de juniores.
No trimestre anterior, seus alunos conheceram um pouco mais sobre a história da Criação e os desdobramentos do livro de Gênesis. Nesta segunda etapa, a proposta é apresentar a continuidade da história do povo de Israel a partir do Livro de Êxodo; e a forma como Deus escolheu um Libertador (Moisés) para tirar o seu povo do Egito e levá-lo à Terra Prometida. Deus cumpre tudo o que diz, mesmo se o tempo e as circunstâncias se mostrarem desfavoráveis (cf. Nm 23.19).
Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre o nascimento de Moisés. Deus concedeu à sua mãe o privilégio de poder cuidar dele nos primeiros meses de vida. O texto bíblico relata que o Faraó da época ordenou a morte de todos os meninos hebreus a fim de evitar que o povo de Deus se multiplicasse (cf. Êx 1.15-22). Mas Deus zelou para que o seu escolhido fosse preservado. Após ser colocado num cesto à beira do rio, o menino foi encontrado pela princesa, a filha do rei do Egito. Imediatamente, a irmã do menino se aproximou da princesa e se ofereceu para buscar uma mulher israelita que pudesse criar o menino para ela. A princesa deixou e a menina foi buscar Joquebede, a própria mãe do menino. Após um tempo, o menino retornou aos cuidados da princesa que o criou até se tornar adulto.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é importante entender que Deus está no controle de todas as coisas. Deus havia permitido que a família de José fosse morar no Egito para que a descendência de Abraão fosse preservada na terra. Após um bom tempo, os hebreus se multiplicaram e os egípcios entenderam que não poderiam mais contê-los. Então, o rei da época em que Moisés nasceu ordenou a morte dos meninos. Em todo caso, Deus guardou o seu povo e o livrou da destruição (cf. Is 31.5).
Outro detalhe a ser compreendido nessa história diz respeito à confiança completa em Deus. Joquebede, a mãe de Moisés, não sabia o que poderia acontecer. Ela arriscou a vida do menino deixando-o em um cesto a descer pelas águas do rio. Mas ela não tinha alternativa a não ser confiar no cuidado de Deus. Muitas vezes, somos conduzidos a circunstâncias que não restam opção a não ser confiar em Deus. Mas isso acontece porque é o próprio Deus permitindo para que o nome dEle seja glorificado. A proteção divina é constante sobre o seu povo, Deus não dorme, Ele cuida daqueles que confiam e suplicam por sua proteção (cf. Sl 121).
Método sugerido
Caro(a) professor(a), na aula desta semana, você pode ajudar seus alunos a confeccionarem um belo cartão com versículos da Bíblia e uma mensagem que fala sobre proteção. Eles poderão decorar o cartão e apresentá-lo ao final da aula. Peça que leiam o versículo e a mensagem em voz alta. Em seguida, reforce que Deus não se esquece do seu povo, mesmo quando há momentos difíceis em que não parece haver saída.
Tenha uma excelente aula e ótimo trimestre!