Lição 12 – O Primeiro Encontro dos Irmãos
ESPAÇO DO OBJETIVO
Que a criança aprenda que Deus tem um plano para cada pessoa. Devemos confiar que Deus tem o melhor para cada um.
ESPAÇO DA PROFESSORA
Professora, “Jacó e seus filhos não tiveram alívio da fome. Eles não podiam enxergar o plano de Deus para enviá-los para o Egito a fim de que estivessem reunidos com José e fossem alimentados com as provisões do Egito. Se você estiver orando pelo alívio de algum sofrimento ou pressão e Deus não estiver agindo na velocidade que você gostaria, saiba que Ele pode estar conduzindo você a tesouros especiais” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 71).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
Separe o material necessário para a sua aula e as atividades dos alunos. Ore por você e pela sua classe. Faça da oração uma realidade em sua vida; algo natural e indispensável, como respirar ou comer. Mas não deixe de reservar um tempo para estar de joelhos na própria Casa de Deus, seja naquela quase solidão dos minutos que antecedem a abertura dos cultos, ou na companhia barulhenta de muitos irmãos, intercedendo uns pelos outros.
Convide as crianças para vierem à frente cantar e fazer gestos, louvando ao Papai do Céu.
Faça a chamada e não se esqueça de recolher as ofertas. A hora da oferta deve ser um momento especial. Então, aproveite o momento e ensine as crianças a respeito da importância da oferta.
ESPAÇO DO SAIBA MAIS
“Vamos fazer de conta” é um convite comum e muito apreciado entre crianças de cinco e seis anos. Portanto, temos na dramatização um veículo de ensino eficaz e de grande interesse para a criança. Enquanto dramatiza, é ela quem faz as coisas, quem vive a situação e sente o que personagem sentiu; isto torna o ensino real para ela. Além disso, como afirmam as autoras Roberta Fay e Eunice V. Johnson, “os jogos, as brincadeiras e o ‘faz de conta’ são importantes porque proporcionam treinamento físico, instrução mental, e meio para expressar sentimentos, imaginações e medos. Através da imaginação, a criança reproduz situações que mais tarde experimentará na vida real. Aprende a compartilhar e se relacionar com outras pessoas, reconhecendo e aceitando os defeitos delas e os próprios, e procurando corrigir-se” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DO ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!