Lição 12 – Os Sonhos de José
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 37
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar os momentos de aflição e perseguição que José sofreu por causa de seus sonhos.
A paz do Senhor, caro(a) professor(a)!
A lição desta semana tem como título “Os Sonhos de José”. A história de José é marcada pelos sonhos que Deus o revelou. Desde quando era jovem, José teve sonhos significativos que chamavam a atenção de sua família, especialmente, de seu pai que guardava todas as coisas em seu coração. Certamente, Deus tinha um futuro muito especial reservado para José. Porém, todo aquele sofrimento tão prematuro parecia cortar pela raiz todas as esperanças que José carregava em seu coração no tocante aos planos de Deus para sua vida.
A lição desta semana narra os sonhos que José teve, a túnica que recebeu como presente de seu pai, a inveja de seus irmãos e a tristeza de José. Todavia, mesmo sendo perseguido por seus irmãos, José não se distanciou nem abandonou a sua fé em Deus.
Ensinamentos extraídos da Lição
Em primeiro lugar, é importante que seus alunos saibam que Deus continua a revelar aos seus servos nos dias atuais grandes coisas. Essas revelações ocorrem por intermédio dos dons espirituais e ministeriais que Deus designou para sua Igreja. Além desse formato, o Senhor continua a revelar por intermédio de sonhos.
Há também sonhos que Deus planta no coração de seus servos a fim de realizar grandes feitos. Por exemplo, um servo de Deus pode ser chamado para uma grande obra e ser impulsionado pelo Espírito Santo a almejar o ministério. O apóstolo Paulo declara que quem deseja ser um líder, excelente coisa deseja (1 Tm 3.1). Seus alunos podem e devem ser ensinados a desejar fazer parte do ministério da Casa de Deus.
Outra lição importante é aprender com o exemplo de José. Nem sempre é uma boa ideia contar os sonhos que Deus planta em nossos corações. José não deveria compartilhar seus sonhos com seus irmãos, sabendo que eles já o odiavam por ser próximo de Jacó, seu pai. Ele deveria ter permanecido em silêncio. Sua pressa em anunciar seus sonhos trouxe muitos conflitos e despertou a inveja de seus irmãos. É preciso saber esperar o tempo de Deus para viver suas promessas.
Método sugerido
Professor(a), converse com seus alunos sobre os sonhos que eles têm e que desejam que Deus realize. Distribua uma folha de papel A4 e lápis para cada aluno. Peça para escreverem uma carta para Deus, contando seus sonhos e petições. A final, peça aos alunos para levantarem as cartas e faça uma oração a Deus para que Ele realize cada sonho e pedido se assim for sua soberana vontade. Explique que eles não devem compartilhar a carta com mais ninguém, apenas mantê-la guardada para oração. Reforce que os sonhos de Deus sempre são maiores do que os nossos.
Tenha uma excelente aula.