Lição 12 – A Temperança na Vida Cristã
“Melhor o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade” (Pv 16.32).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. TEMPERANÇA É FRUTO
2. O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE TEMPERANÇA
3. A TEMPERANÇA E SEUS BENEFÍCIOS
OBJETIVOS
Identificar temperança como característica do Fruto do Espírito;
Saber o que a Bíblia fala sobre temperança;
Reconhecer os benefícios da temperança.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Na próxima aula, vamos abordar uma das características marcantes do fruto do Espírito: o domínio próprio, também conhecido como temperança. Veja que grande desafio! Pois, como sempre ressaltamos aqui, antes de ensinar, Jesus nos comissiona primeiro a viver, segundo o seu Evangelho, a sermos os primeiros exemplos daquilo que ensinamos.
A Grande Comissão do nosso Senhor se baseia em sermos suas testemunhas (Cf. At 1.8). Ora, só é possível testemunhar a respeito de algo que de fato experimentamos. Portanto, que a sua vida seja como uma Bíblia aberta, não apenas para os seus discípulos, isto é, seus alunos, como também para todos que cruzam o seu caminho.
Durante o preparo para essa próxima lição, antes de qualquer coisa, ore, confesse suas limitações ao Senhor; as vezes nas quais não conseguiu manter o domínio próprio; o quanto necessita ser perdoado e cheio do seu Santo Espírito. Dependemos inteiramente dEle, pois, embora genuinamente regenerados por Cristo, o pecado ainda habita em nós.
Sob essa perspectiva, além de todo conteúdo didático-pedagógico presente em sua revista, sugerimos a leitura de Romanos 7.14-25, junto à classe. Se for possível, prefira versões com palavras mais atuais, como a NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), facilmente encontrada na CPAD. O objetivo é ampliar a compreensão e aprofundar a reflexão dos Juvenis, acerca do quanto carecemos buscar o Espírito Santo, incessante e intensamente, pois apenas por meio dEle poderemos andar neste mundo mau, manifestando o seus frutos.
Ao final da aula, conduza-os a uma oração de confissão, arrependimento e busca sincera da capacitação do Alto, a fim de sermos mais parecidos com o nosso Mestre e Salvador Jesus Cristo.
Deus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!