Lição 7 – A Destruição de Sodoma e Gomorra
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 13.1-10; 19.1-26
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar que a permanência na prática do pecado resulta no juízo divino.
Prezado(a) professor, a paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “A Destruição de Sodoma e Gomorra”. Seus alunos aprenderão que a desobediência e a rebelião contra Deus resultam em juízo. Isso significa que há pessoas que, infelizmente, rejeitam a misericórdia divina e se comportam de forma orgulhosa (cf. 2 Ts 2.11, 12). Não reconhecem seus pecados, muito pelo contrário, os praticam propositalmente. Para essas pessoas, não resta alternativa a não ser o juízo divino.
A lição que seus alunos vão estudar nesta semana apresenta esse tipo de comportamento demonstrado pelos moradores de Sodoma e Gomorra. A desobediência deles foi tão grande que Deus decidiu enviar fogo do céu e destruir aquelas cidades (cf. Gn 19.12, 13). Em meio a esse cenário caótico estava a família de Ló, sobrinho de Abraão. Mas Deus foi misericordioso com Ló e sua família. Então o Senhor enviou anjos para tirá-los de lá. No momento em que estavam saindo, a mulher de Ló olhou para trás e, infelizmente, transformou-se em uma estátua de sal (Gn 19.26). Ela não obedeceu por completo à ordem divina que era clara: “Não olhem para trás” (v. 17).
Ensinamentos extraídos da Lição
A história de Ló e sua saída da cidade de Sodoma ensinam que Deus não tolera a rebeldia e a desobediência. É importante que os juniores compreendam que Deus é amor, mas também é um Deus justo (cf. Gl 6.7). Há pessoas que pecam de propósito contra Deus e ainda zombam achando que não vai acontecer nada. Entretanto, a Palavra de Deus enfatiza que Deus reservou um Dia para trazer a juízo todas as obras maldosas praticadas pelas pessoas que viveram ao longo de toda a história do mundo (cf. Ec 12.14).
Outro ponto importante dessa história é o fato de que Deus protegeu aqueles que confiaram na sua graça e misericórdia. Ló acreditou que saindo da cidade com a sua família seria salvo de todos os males que viriam sobre Sodoma e Gomorra. A confiança em Deus nos livra do mal. Se obedecemos à orientação divina, então, podemos confiar que nada e nem ninguém nos fará dano algum.
Em contrapartida, o exemplo da mulher de Ló nos mostra que não podemos dizer que confiamos se o nosso coração está apegado às coisas deste mundo. O fato de a mulher de Ló olhar para trás, revela o comportamento de alguém que não queria deixar a cidade, ou até mesmo nem acreditava no juízo divino. O texto não deixa claro essas afirmativas, porém, o fato é que ela olhou para trás, desobedecendo à ordem expressa de seguir em frente sem se preocupar com o que aconteceria naquelas cidades. O Senhor requer confiança e submissão às suas ordens de forma íntegra e sincera.
Método sugerido
O maior desafio que professores das classes infantis enfrentam é ter que definir o método mais apropriado para lecionar e tornar a aula mais interessante. De modo geral, o método é o mesmo que estratégia ou o caminho que o professor define para desenvolver a sua aula. Vale destacar que a metodologia deve ser pensada durante o planejamento. Note que planejamento é o andamento da pesquisa, reflexão e diálogo com outros professores sobre os métodos que se adéquam ao perfil de classe que o professor está lecionando. Já o plano é o registro físico das informações que foram apresentadas. No planejamento é preciso pensar se a metodologia requer recursos materiais que precisam ser adquiridos com antecedência.
Aproveite o momento e exercite a construção de um plano de aula para que você possa preparar a lição. E não se esqueça de consultar bons comentários bíblicos, dicionário e manuais que podem enriquecer a sua aula com maiores informações. A seguir, os itens que não podem faltar no plano de aula:
Duração / Conteúdo / Objetivos / Metodologia / Recursos materiais/ Avaliação
Tenha uma excelente aula!