Lição 6 – As Grandes Esolhas da Vida
“Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que, por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado” (Hebreus 11.25).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLHAS
2. EM QUAIS ÁREAS DEVO TOMAR CUIDADO COM MINHAS ESCOLHAS
3. QUAIS SÃO AS ESCOLHAS MAIS IMPORTANTES?
OBJETIVOS
Compreender a importância das escolhas na nossa vida;
Verificar quais áreas as escolhas causam mais impacto;
Refletir em que âmbito devemos fazer boas escolhas.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Alegramo-nos por encontrá-lo(a) lendo essas linhas, buscando se aprimorar no Senhor para melhor servi-lo.
Na próxima aula, abordaremos um assunto muito importante, especialmente na idade de seus alunos, quando somos compelidos a tomar grandes decisões que afetam o curso de toda nossa vida.
A verdade é que fazemos escolhas o tempo todo, até mesmo quando não percebemos – o que pode se tornar um problema, ao lidar com as consequências.
Agora mesmo, talvez sem perceber, você tomou uma decisão: seguir essa leitura ou fazer outra tarefa. E, se até uma escolha simples, que fazemos de modo automático na rotina diária, tem repercussão, imagine aquelas que causam grande impacto no decorrer da vida. Por isso, precisamos estar com a Palavra de Deus entranhada como prioridade em nosso coração, de tal modo que ela seja nossa bússola, estejamos nós decidindo algo corriqueiro ou grandioso.
Traga à sua memória as decisões mais importantes que já teve que tomar em sua vida e seus respectivos desdobramentos: seguir ou não a Cristo; qual profissão se dedicar; com quem casar; quando ter um(a) filho(a)… Quão preciosos são os conselhos da Palavra de Deus para cada uma dessas escolhas, não é mesmo?
Agora, você tem a prestigiosa missão de ser testemunha e porta-voz dessa sabedoria para os seus alunos. Portanto, ore, peça que o Espírito Santo use a sua trajetória como exemplo para direcionar e abençoar a desses juvenis, segundo a vontade divina.
O Senhor pode usar até mesmo as suas escolhas mais erradas para trazer orientação, cura e livramento! Você deseja, a exemplo de Cristo, que pelas suas pisaduras outros sejam sarados? Clame por isso. Certamente, é uma das maneiras mais lindas de ressignificar a dor, compartilhar o aprendizado.
Não deixe também, é claro, de compartilhar com a classe o seu testemunho acerca das decisões assertivas por obediência a Palavra de Deus que te conduziram a grandes vitórias.
A fim de aprofundar a sua reflexão e ainda mais a sua aula, segue abaixo como subsídio extra, o trecho do “Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal”, acerca da liberdade de escolha dada por Deus ao ser humano.
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Co 6.12-ARC). A liberdade é uma marca da fé cristã – liberdade do pecado e da culpa e liberdade para usar e desfrutar de todas as coisas que vem de Deus. Mas os cristãos não devem abusar desta liberdade e ferir a si mesmo ou aos outros.
Hoje, muitas pessoas têm interpretado erroneamente esta frase, como se ela significasse: ‘Não serei dominado por qualquer regra de ética, lei ou princípio bíblico. Em vez disso, elas deveriam entender o seguinte: ‘Não serei dominado por nenhum pecado que tente me assediar”” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. p. 130).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!