Lição 5 – Deus fala com José em sonho
MEMÓRIA EM AÇÃO
“[…] podemos confiar que deus cumprirá as suas promessas.” (Hebreus 10.23b)
OBJETIVO
Que o aluno saiba que não podemos perder a fé nas promessas de Deus, pois Ele sempre cumpre sua Palavra.
PONTO CENTRAL
Deus sempre cumpre a sua Palavra no tempo certo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Na próxima aula, ensinaremos aos pequeninos mais uma preciosa lição bíblica: Haja o que houver, passe o tempo que passar, Deus sempre cumpre a sua Palavra! “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenha por tardia; mas é longânimo para convosco […]” (2 Pe 3.9a).
Sabemos que, muitas vezes, a espera pode se tornar angustiante, frente a nossa ansiedade e imediatismo – tão exacerbados em nossos dias, não é mesmo? Por isso, mais do que nunca, precisamos compreender que “o caminho” até a bênção é também abençoador. É justamente no processo de espera que o Senhor vai aperfeiçoando a nossa fé, caráter, habilidades…
Quem sabe, assim como para José, os percalços de hoje não estejam sendo usados por Deus, para lhe proporcionarem uma experiência crucial para o futuro; uma capacitação humana (técnica ou emocional); ou um amadurecimento maior em alguma área; uma mudança ou liberação de perdão que ainda faltava…
Seja o que for, creia, há um motivo divino perfeito no tempo de espera! É do interesse do Senhor que você não apenas receba a bênção por Ele prometida, como também a administre bem, com a sabedoria necessária quando for cumprida, não se corrompendo diante dela, nem permitindo que a bênção tome o lugar do abençoador em seu coração.
Contudo, enquanto aguardamos “a parte de Deus” no processo, precisamos ir fazendo a nossa. Você sabe qual é a “sua parte”, rumo às promessas divinas? Estudar, trabalhar, se informar, orar, abrir mão, aquietar etc. Precisamos buscar constantemente a ajuda e direção do Espírito Santo também para o processo de espera.
É justo admitir que, se para nós adultos, com mais experiência e maturidade emocional, esperar com paciência não é fácil, imagina para os nossos eufóricos pequeninos. Por isso, que tal exercitarmos um pouco essa virtude da paciência em nossos pequeninos?
Sugerimos a atividade da plantação de feijão, a fim de que as crianças compreendam que Deus criou as leis do Universo, com cada coisa na natureza acontecendo em seu devido tempo. Converse sobre isso com os Primários, citando as estações do ano e o que acontece em cada uma, por exemplo.
Pegue o gancho da explicação sobre as estações, especialmente a do outono, e pergunte qual é a fruta favorita deles, a fim de salientar sobre como vale a pena esperar o tempo de Deus, para saboreá-la na sua estação propícia.
Sugerimos a plantação de feijão, pois esta germina com facilidade, em três dias. As crianças ficam muito felizes e realizadas ao verem o resultado. Tal processo ensina muito sobre as maravilhas da criação de Deus na natureza; a importância de ter responsabilidade, fazendo direitinho a nossa parte; além de ensinar sobre a paciência, ao esperarmos o tempo de Deus para cada coisa; e o quanto vale a pena esperar nEle, assim como José esperou e foi muito honrado pelo Senhor por isso!
• Umedeça o algodão em água e coloque-o forrando o fundo do copinho;
• Coloque 2 ou 3 grãos de feijão sobre o algodão;
• As crianças deverão checar o algodão, a fim de mantê-lo sempre úmido e em um lugar bem iluminado;
• A partir do terceiro dia será possível notar o feijão começando a germinar;
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!