Lição 1 – A Revelação de Deus ao mundo
A lição de hoje encontra-se em: Salmos 19.1-14.
Tópicos da Lição:
1. A NECESSIDADE DA REVELAÇÃO.
2. A REVELAÇÃO GERAL DE DEUS.
3. A REVELAÇÃO ESPECIAL.
A paz do Senhor, professor(a) da classe de Pré-adolescentes.
Neste 1º trimestre, a Lição Bíblica Pré-adolescentes apresenta o seguinte tema: “A Bíblia, Um Livro Inspirado”. Por meio deste estudo seus alunos aprenderão sobre a forma como Deus se fez conhecido aos homens. Ele deixou ricos ensinamentos que formaram a Bíblia Sagrada, o livro mais conhecido e lido em toda a história. Antes de aprofundarmos o estudo sobre a formação das Escrituras Sagradas e seus autores, é importante conhecer os motivos que levaram o Criador a se revelar às suas criaturas. Em razão disso, a lição desta semana tem como título “A Revelação de Deus ao Mundo”.
O primeiro tópico da lição diz respeito à Revelação de Deus ao Mundo. Tudo que Deus criou foi com o propósito de que o Seu nome fosse glorificado. Mas o Criador não tem apenas essa preocupação, Ele deseja também se revelar às suas criaturas de modo que elas possam, de forma livre e espontânea, manter um relacionamento íntegro e sincero com Ele. Isso significa que Deus não obriga as pessoas a servi-lo, mas Ele mesmo se fez conhecido por intermédio da sua criação e da sua Palavra (cf. Sl 19.1-8).
O segundo tópico ressalta a Revelação Geral de Deus. Isso significa que Deus se fez conhecer por intermédio da natureza e da sua criação. Ele criou os céus, a terra e o universo. Cada detalhe da sua criação que contemplamos tem a assinatura do Criador (cf. Rm 1.19, 20). Ele formou todas as coisas de forma maravilhosa, inclusive, o ser humano no ventre de sua mãe como explica o Salmo 139. É importante que seus alunos compreendam essas verdades, pois são ensinamentos que os incrédulos questionam e negam como forma de rebelião contra o Criador. Por esse motivo, seus alunos precisam estar firmados na verdade da Palavra de Deus para que possam resistir às investidas do Inimigo (cf. 1 Pe 3.15).
O terceiro tópico destaca a Revelação Especial. Deus sabia da necessidade de haver um registro para lembrar aos homens todos os ensinamentos que Ele mesmo entregou aos seus servos mais próximos. As gerações futuras precisavam conhecer os testemunhos, os milagres e as maravilhas que ocorreram no passado para saberem que há um Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra, e que Ele não mudou, mas continua a manifestar-se nos dias atuais (cf. Js 1.7, 8; Jo 5.39; Rm 3.21). Por esse motivo, a Bíblia Sagrada é conhecida como a Palavra de Deus, pois foi Ele mesmo quem a inspirou. Por intermédio dela, o Senhor se faz conhecer a todos os que creem.
A seguir, apresente aos alunos alguns aspectos que descrevem como a Palavra de Deus pode ser conhecida e a sua importância para a nossa vida diária:
“Lei – um termo geral para vontade revelada de Deus, e que direciona a pessoa num correto relacionamento com Ele (Sl 19.7).
Testemunho – a verdadeira Palavra de Deus que dá testemunho do seu caráter e vontade (cf. 1 Jo 5.9); Palavra cujo estudo nos torna sábio (Sl 19.7).
Preceitos – regras específicas a respeito da vida em retidão, que são uma alegria para os justos (Sl 19.8).
Mandamento – a fonte verdadeira de luz para orientar os fiéis que buscam os seus caminhos (Sl 19.8; cf. At 26.18); o modo certo de corresponder aos mandamentos de Deus é pelo ‘temor do Senhor’, que nos liberta de uma vida de pecado (Sl 19.9).
Juízos – leis reguladoras da vida social, que levam à justiça e à retidão (Sl 19.9).”
(Texto extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 830).
Aproveite esta aula para convidar seus alunos a conhecerem mais o Senhor. Reúna a turma em forma de círculo e faça uma oração, pedindo a Deus que se revele aos seus alunos neste trimestre. Mostre-lhes que o conhecimento da Palavra de Deus resulta em maior intimidade com Ele.
Que Deus abençoe o seu trabalho. Tenha uma excelente aula!