Lição 14 – Onésimo, o discípulo da prisão
TEXTO BÍBLICO
Filemon 8-21.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Refletir acerca do amor e perdão como provas de conversão verdadeira.
Caro(a) professor(a), a paz do Senhor!
Chegamos ao final de mais um trimestre com a classe dos Juniores. Nesta última lição, seus alunos aprenderão preciosas lições a partir do exemplo de Onésimo, um escravo convertido por meio da pregação de Paulo (Fm 10-12). Depois de ser preso, Onésimo conheceu o apóstolo Paulo na prisão e tornou-se um dos seus discípulos. Aconteceu que Onésimo era um escravo fugitivo que trabalhava para Filemon, outro servo de Deus que conhecia o apóstolo Paulo. Ao tomar conhecimento dessa situação, o apóstolo escreve uma Carta a Filemon para convencê-lo a receber de volta o servo fugitivo, porém, agora, como seu irmão em Cristo (v. 16). Nessa ocasião, o apóstolo Paulo se prontificou a pagar a dívida de Onésimo a fim de que Filemon não sofresse o prejuízo (v. 18).
A história de Filemon, embora seja descrita de maneira curta na Carta escrita por Paulo, tem muito a nos ensinar no que diz respeito a amar o próximo. A predisposição de Paulo em pagar a dívida em favor de Onésimo ilustra o mesmo amor de Cristo pelos pecadores. Ao morrer na cruz, nosso Senhor pagou o preço da nossa liberdade (Ef 1.7). Desde então, não estamos mais aprisionados e condenados no pecado. Agora a nossa vida está guardada em Cristo e, portanto, não devemos mais temer a condenação (Rm 8.1). Contudo, importa perseverarmos na fé em Jesus. Aproveite a ocasião e converse com seus alunos que Cristo não nos enxerga como escravos, e sim como filhos, lavados e remidos em seu sangue (Rm 8.15). Assim como o amor de Deus nos trata de maneira diferente, também devemos tratar as pessoas com o mesmo valor (Jo 13.34). Essa é a maior lição que pode ser ensinada na Carta de Filemon.
Método sugerido
Professor(a), organize os alunos de pé e de frente para você. Peça aos alunos para pensarem em tudo o que Deus nos oferece quando nos arrependemos de nossos pecados e pedimos perdão. Por exemplo, Deus nos concede perdão, amor, misericórdia, paz, amizade, conselho e outras virtudes. Em seguida, peça para escreverem uma carta pedindo a Deus que todas essas virtudes sejam concedidas sobre a vida do seu colega ao lado. Finalize dizendo que devemos aplicar todas essas virtudes concedidas por Deus também para com o nosso próximo. “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês” (Mt 7.12).
Tenha uma ótima aula!