Lição 13 – O Amor é Eterno
LEITURA BÍBLICA: 1 Coríntios 13.
A MENSAGEM: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (João 13.34).
OBJETIVOS:
ADVERTIR que a falta de amor resulta em conflitos nas relações humanas;
DISTINGUIR as verdadeiras características do amor;
APONTAR que o amor se revela por meio de atitudes e comportamentos.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre o amor eterno relado nas Sagradas Escrituras. Muitos falam sobre o amor, mas poucos compreendem o que de fato é o amor, inclusive, do ponto de vista bíblico. A Palavra de Deu aponta que o Criador é o próprio amor, bem como a própria fonte do amor. Não é possível amar genuinamente sem conhecer aquele que é o verdadeiro amor (1 Jo 4.8). A falta de conhecimento acerca do que é o amor resulta em problemas sérios no que diz respeito às relações humanas. Nesse sentido, só podemos amar verdadeiramente se conhecermos as características do amor de Deus que se diferenciam do amor humano.
Uma das características fundamentais do amor é que ele não se resume ao discurso. Para muitos, amar consiste apenas em afirmar que amam. É importante dizer ao próximo que o ama, porém, se as nossas atitudes não acompanharem o discurso não estamos falando a verdade (1 Jo 4.20, 21). Tão importante quanto entender o que é o amor é saber a maneira correta de amar. Com base no texto de 1 Coríntios 13.4-8, entendemos que o amor depara-se com desafios para revelar-se como verdadeiro. O apóstolo Paulo elenca algumas características do amor: 1. É sofredor; 2. É benigno; 3. Não é invejoso; 4. Não trata com leviandade; 5. Não se ensoberbece; 6. Não se porta com indecência; 7. Não busca seus interesses; 8. Não se irrita; 9. Não suspeita mal; 10. Não folga com injustiça, e sim com a verdade; 11. Tudo sofre; 12. Tudo crê; 13. Tudo suporta; 14. Nunca falha.
Essas características identificam a pessoa que verdadeiramente tem o amor. Logo, o amor não consiste apenas em palavras e poesias, e sim na atitude de um coração que serve. De acordo com Comentário Devocional da Bíblia, “finalmente chegamos à descrição de Paulo das marcas da verdadeira espiritualidade. E fazemos a impressionante descoberta de que a espiritualidade não tem nada a ver com os nossos dons. Ela não tem nada a ver com instrução. Não tem nada a ver com habilidades de oratória. A pessoa verdadeiramente espiritual é aquela cuja postura e ações expressam amor. […] [os versículos 4-7] nos lembram o que devemos valorizar nos outros. E o que os outros valorizarão mais em nós. E, acima de tudo, o que Deus valoriza em nós” (Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, Rio de Janeiro, p. 816).
Professor(a) aproveite o assunto da aula para destacar as características do amor deparadas em 1 Coríntios 13. Escreva a palavra AMOR no centro do quadro. Em seguida, escreva no entorno da palavra as características citadas pelo apóstolo Paulo na Carta aos Coríntios. Depois, peça aos alunos para observarem e dizerem em que ocasiões essas características não se mostram presente. Faça a reflexão com seus alunos.
Tenha uma excelente aula!