Lição 13 – Tito, um discípulo de boas obras
TEXTO BÍBLICO
Tito 3.4-8
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apresentar as boas obras feitas por Tito, que além de discípulo de Paulo, se tornou um grande missionário.
Caro(a) professor(a), a paz do Senhor!
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre um discípulo de Paulo que se tornou um grande missionário. O testemunho de Tito o qualificava como exemplo para os fiéis e um servo responsável para cumprir os objetivos da Obra de Deus. Na Carta de Paulo direcionada a Tito, o apóstolo o instrui a escolher homens íntegros para cumprir o ofício de presbítero na igreja localizada em Creta (Tt 1.5-7). Eles seriam responsáveis por combater os falsos ensinos que tentavam dominar a igreja de naquele local. Paulo instrui também que Tito deveria lidar com o comportamento dos cretenses que não era de boa fama. Por esse motivo, a Carta vem com orientações aos mais velhos, às mulheres, aos jovens e aos servos. Eles deveriam ser ensinados de acordo com a doutrina verdadeira apresentada pela Palavra de Deus (Tt 2.1-10).
Além dos ensinamentos doutrinários que os cretenses careciam de aprender, Paulo instrui a Tito que ele deveria ser um exemplo de boa conduta para aqueles irmãos. Isso seria possível mediante a ação do Espírito Santo nos corações. Os cretenses traziam consigo a má fama de serem pessoas que praticavam continuamente a mentira, a preguiça e a glutonaria (Tt 1.12). Esse comportamento mal-educado deveria ser combatido pelo ensino da Palavra de Deus a fim de que os maus hábitos fossem abandonados para viverem uma vida que honre a Deus não apenas na teoria, mas também na prática (Rm 13.7). Nesse sentido, a principal lição que aprendemos a partir dessa história diz respeito à conduta cristã. Para lidar com um povo gentio que carregava costumes e hábitos opostos aos ensinamentos bíblicos, somente a ação do Espírito Santo mediante o testemunho verdadeiro dos servos de Deus.
Nesta lição, mostre aos seus alunos que a nossa conduta deve ter como base a orientação da Palavra de Deus. Os cretenses tinham hábitos e costumes que precisavam ser confrontados por Tito, mas apenas apontar os erros que deviam ser corrigidos não era o bastante. Tito precisava mostrar com o próprio exemplo a maneira correta como os cretenses deveriam se comportar. Assim acontece com os seus alunos atualmente. Qualquer ensinamento que você tentar transmitir aos seus alunos só terá o efeito esperado se, de fato, a sua conduta for coerente com as verdades que você ensina (Tg 1.22).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, prepare e leve para a sala de aula alguns cartões em forma de seta. Em cada cartão escreva uma ação necessária para que possamos mudar o caráter e produzir uma conduta que agrade a Deus. Por exemplo: OUVIR A PALAVRA DE DEUS — > REFLETIR NO ENSINAMENTO — > ABANDONAR VELHO HÁBITO — > PRATICAR NOVO HÁBITO — > MUDAR O COMPORTAMENTO — > DESENVOLVER NOVO CARÁTER. Em seguida, fixe os cartões no quadro e explique cada item. Ao final, mostre que a nossa conduta na presença de Deus deve ser de consagração e santificação até que alcancemos a estatura de varão perfeito, conforme aponta Efésios 4.13.
Que Deus abençoe a sua aula!