Lição 13 – Namorar? Agora não!
A lição de hoje encontra-se em: Eclesiastes 3; Provérbios 4.23.
Tópicos da Lição:
1. O QUE É O NAMORO?
2. TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO.
3. LIDANDO COM AS EMOÇÕES.
CONCLUSÃO
Caríssimo(a) professor(a), a paz do Senhor!
A aula desta semana tem como tema central o namoro na adolescência. Para os pré-adolescentes, o assunto é uma novidade haja vista ser nesta etapa da vida que surgem as mudanças emocionais e começa-se a falar sobre namoro. Do ponto de vista bíblico, o namoro exerce um papel específico na formação da família. Nesse sentido, seus alunos precisam aprender lidar com essa experiência considerando os valores da Palavra de Deus. Sabemos que o mundo apresenta uma perspectiva distorcida de namoro com valores morais completamente distantes do que Deus determinou para a vida cristã. Por esse motivo é tão importante orientá-los concernente ao que a Palavra de Deus afirma sobre o padrão de relacionamento que agrada a Deus (2 Co 6.14; Pv 13.20).
O primeiro tópico da lição destaca o conceito de namoro. Trata-se de uma relação afetiva entre duas pessoas que tem como base o respeito. Diferentemente do mundo, que visa apenas o atendimento das necessidades emocionais, o namoro cristão tem finalidades bem claras e objetivas. Para o cristão, o namoro trata-se da primeira etapa para duas pessoas se conhecerem com vista em identificar se há compatibilidade de temperamentos, objetivos e planos futuros, bem como afinidades pessoais (Gn 2.18). Partindo desse princípio, a pré-adolescência, por se tratar de uma fase de amadurecimento e início da adolescência, não é o momento adequado para iniciar o namoro. Nessa etapa da vida os hormônios predominam e muitas decisões tomadas são completamente influenciadas por essas mudanças que ocorrem tanto na mente quanto no corpo (Ec 11.10).
O segundo tópico da lição ressalta que há um tempo determinado para todas as coisas (Ec 3.1). É fundamental que seus alunos compreendam que a fase da pré-adolescência deve ser desfrutada com foco em conhecer novas amizades, dedicar atenção aos estudos e, acima de tudo, desenvolver uma vida de comunhão com Deus (Ec 11.9, 10; 12.1). Por se tratar de uma fase em que os seus alunos estão em formação da identidade, viver cada experiência em seu tempo determinado faz toda a diferença. Enfatize que os seus alunos estão em fase de amadurecimento e precisam esperar o tempo certo para viver cada experiência. Aprender esperar o tempo certo é proveitoso para a vida em todos os sentidos.
O terceiro tópico aborda a importância de aprender lidar com as emoções. Na pré-adolescência, lidar com as emoções é um desafio e tanto, haja vista ser uma fase de muita ansiedade e alteração de humor constantes (Ec 11.9). Essa montanha-russa das emoções influencia diretamente na relação com familiares e amigos. Esse é mais um motivo para que seus alunos entendam que essa alteração de humor faz parte de uma busca constante de estabilidade e segurança emocional. Entretanto, aprender lidar com essas oscilações leva tempo e são as experiências conflituosas que amadurecem as emoções para que, no tempo certo, seus alunos desfrutem de um namoro saudável e equilibrado (1 Pe 5.7).
Professor(a), nesta lição, você pode apresentar em uma folha de papel A4 os aspectos resumidos em cada tópico da lição. Se preferir, você pode reproduzir as informações no quadro e explicar a relevância de cada uma delas para a vida cristã.
Tenha uma excelente aula!