Lição 13 – O Livro de Deus nos ensina a ofertar
REFLETINDO
Professor(a), “a lição da oferta da viúva é clara: Deus, que não usa as nossas medidas nem para valores humanos, muito menos para os espirituais, não avalia o montante da nossa contribuição, mas a intenção com que o fazemos. Para Deus, o que conta numa oferta é a sinceridade, o sacrifício, a fé e o amor que a acompanham. E seria tão falho achar que só a oferta pequena envolve estas coisas, quanto o seria considerar que apenas a de grande volume traz em si tais sentimentos. Não se pode negar que a oferta da viúva envolvia grande sacrifício, mas, e se ela a tivesse entregado apenas por mero dever, e murmurando no íntimo? Não teria merecido o elogio do Senhor. Nenhuma oferta – pequena ou grande, advinda do pobre ou do rico – terá valor para Deus se for feita por obrigação, ou visando algum reconhecimento terreno.
Este princípio aplica-se não apenas a donativos materiais, mas a tudo o que oferecemos a Deus, seja tempo, talentos ou serviço. Notemos que a mulher possuía duas moedas, e poderia ter retido uma para si. Mas entregou ambas, embora fossem as últimas que possuísse. Temos dado tudo de nós a Deus, ou temos nos poupados, recusando-nos a gastarmo-nos em seu serviço? Sigamos o exemplo do apóstolo Paulo que, pela salvação dos crentes de Corinto, afirmou: “De muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar” (2 Co 12.15) (DORETO, Marta. Revista Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
INICIANDO A AULA
“Cumprimente os visitantes e parabenize os alunos que os trouxeram. Para marcar a frequência.
Neste domingo, as crianças entregarão suas contribuições logo após a explicação do versículo. A oração abaixo também será feita no ato de ofertar. Peça que os alunos segurem a oferta na mão levantada, apresentando-a ao Papai do Céu, enquanto oram. Seria bom, se possível, que você tivesse consigo algumas moedas extras para aquelas crianças que não trouxerem nada. Assim, elas não ficarão tristes por não poder dedicar alguma coisa a Deus, e ainda experimentarão a alegria de fazê-lo.
Sugestão de Oração
“Deus, aqui está a oferta que eu trouxe para ti. Eu a entrego com muita alegria, porque te amo. Recebe a minha oferta e me abençoa. Em nome de Jesus, amém”.
Depois da oração, as crianças depositarão as ofertas no cofre onde está escrito o versículo, e você procederá a memorização” (DORETO, Marta. Revista Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
FIXAÇÃO DO ENSINO
“Distribua folhas de papel, giz de cera e algumas moedas de tamanhos diferentes (que depois serão recolhidas de volta). Mostre aos alunos como pôr o papel sobre a moeda, e esfregar nele o giz de cera deitado, fazendo aparecer o desenho da moeda. Chame-lhes a atenção para a diferença entre as duas faces da moeda, e mande que imprimam ambas no papel. Converse sobre os diferentes valores das moedas. Pergunte, por exemplo, o que eles conseguem comprar com uma moeda de um real e com uma de cinquenta centavos, de vinte e cinco, de dez etc. Nem todas as crianças estão familiarizadas com o valor monetário, mas algumas já costumam comprar balas e doces, e já possuem alguma noção. Encaminhe a conversa para a oferta da viúva, perguntando: O que você acha que dava para comprar com a oferta da viúva? E a oferta do homem rico? A oferta da viúva foi pequena ou grande? Por que Jesus disse que a moedinha da viúva valia mais que as ofertas dos outros? (Reforce a ideia de que o valor, para Deus, não está na quantidade, mas no sentimento com que ofertamos.) A oferta da viúva era pequena, mas ela deu tudo o que tinha, porque amava ao Papai do Céu e confiava que Ele não lhe deixaria faltar nada” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Não deixe de repetir o versículo e o cântico, o que sempre ajudará a fixar o ensino. Ore para encerrar: “Querido Deus, me ajude a ser grato.” Em nome de Jesus, Amém.”