Lição 13 – Buscando o Espírito Santo
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14.26)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. UMA BÊNÇÃO QUE DEVE SER BUSCADA
2. A MAIOR NECESSIDADE DO CRISTIANISMO NOS DIAS ATUAIS
3. POR QUE TANTOS NÃO SÃO BATIZADOS?
OBJETIVOS
Refletir sobre a necessidade pessoal de buscar o Espírito Santo;
Despertar para a necessidade de buscar o Espírito Santo para nossa geração;
Declarar que Deus quer impactar a nossa geração.
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)! Estamos chegando ao final de mais um ano. Há tanto a celebrar, agradecer e enaltecer ao nosso Deus por sua fiel presença conosco – tanto nos dias bons, quanto nos maus. Afinal, nós que estamos em Cristo, “também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5).
A cada marco como esse, é muito importante celebrar, agradecendo ao Senhor por sua infinita graça sobre as nossas vidas, por cada aprendizado, lutas e vitórias. Por isso, planeje junto a sua classe e equipe uma confraternização. Pode ser algo simples com um lanchinho apropriado, até mesmo trazido pelos próprios alunos.
Além de todo conteúdo didático-pedagógico em sua revista, centrado no tema da lição, aqui sugerimos para a próxima aula um amigo-oculto de cartões, chocolate ou algum outro item simples, unissex (como canetas; chaveiros; um ingresso para algum passeio ou evento da igreja/juventude; uma parcela no retiro…). Use a criatividade e conhecimento sobre o que anima seus alunos e peça a todos que embrulhem as lembranças com papel de presente ou caixas, de maneira que disfarce o seu conteúdo.
A ideia para o amigo-oculto de cartão é sortear os nomes no momento da aula. Oriente cada Juvenil a escolher e destacar na mensagem (assim como no momento da revelação) ao menos três características que admiram no colega sorteado. Essa atividade, além de promover a comunhão, também fortalece a autoestima e a capacidade de observar e apreciar no colega as suas qualidades, não apenas os defeitos, os quais especialmente nessa faixa-etária são facilmente percebidos e destacados uns pelos outros.
Já para o momento da dinâmica, serão usados os itens trazidos, um por aluno. Se possível, por precaução, traga alguns itens de reserva, caso tenha algum visitante ou esquecimento por parte de um dos integrantes da classe.
Com eles em círculo, com um item na mão, você pode contar uma história de sua autoria (ou modelo facilmente encontrado na internet) que contenha várias vezes as palavras “esquerda” e “direita”. Os Juvenis deverão estar atentos ao texto lido, a fim de moverem os “presentes” para o colega que estiver no seu lado “direito” quando ouvirem a palavra “direita” ou para o colega que estiver do seu lado “esquerdo”, à medida que ouvirem essa palavra na história.
Com a ajuda de algum(a) aluno(a) voluntário no qual você veja esse talento e disponibilidade para organização de confraternizações, por exemplo, vocês juntos podem adaptar ou mesmo escrever um texto personalizado, contando um pouco sobre cada aluno, eventos interessantes e engraçados que aconteceram na classe ao longo do ano etc. Apenas ao final da leitura, eles poderão abrir o pacote que tiver parado em suas mãos.
Essa dinâmica costuma ser muito barulhenta e divertida, pois muitos se atrapalham por desatenção ou por confundirem o lado direito e esquerdo. Dessa maneira, torna-se uma excelente ferramenta para desenvolver muitas habilidades, além da aproximação mútua.
Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula e um Natal abençoado para toda a sua família!