Lição 12 – O profeta do deserto
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança almeje falar de Jesus com coragem.
PARA REFLETIR
“O nascimento de um bebê sempre provoca mudanças na vida dos pais. Ao receberem a confirmação de que um bebê está a caminho, os pais logo iniciam os preparativos para o dia que finalmente o terão em seus braços, e é comum criarem expectativas sobre como será o futuro do bebê. E não foi diferente para Isabel e Zacarias. Imagine a alegria desse casal ao receber a notícia de que Deus lhes daria um filho, principalmente por já se encontrarem em idade avançada, e ainda mais sabendo que aquela criança teria uma missão a cumprir. Também não foi diferente para Maria após a visita do anjo Gabriel. Sua vida não seria mais a mesma ao saber que seria a mãe do Salvador do mundo, o Filho de Deus. Mas a mudança provocada por esses bebês — João Batista e Jesus — alcançaria proporções que seus pais não podiam imaginar, pois não ficou restrita às pessoas de seus dias: sua mensagem de arrependimento e salvação continua transformando a vida de todos que a recebem de coração” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
PREZADA PROFESSORA
Você conhece as características das crianças do maternal? Para ensiná-las é preciso conhecer as principais teorias do desenvolvimento humano. Então, vamos trazer para você, nesse espaço, algumas dessas características.
“É impossível a uma criança do maternal ficar sentada quieta, ouvindo o professor, já que o seu período de atenção não ultrapassa três minutos. Também não se pode exigir a sua participação na aula por meio de perguntas e respostas, uma vez que fala pouco (mas entende quase tudo!) A única forma dela participar diretamente, e manter-se atenta, é dando-lhe a oportunidade de repetir os gestos, movimentos e falas dos personagens, bem como imitar animais que apareçam na história etc. Dependendo da história, ela pode “conversar” com os personagens. Ex: “Moisés, tire a sandália do pé. O Papai do Céu está mandando”. “Não é um fantasma, não, Pedro, é Jesus que está chegando para ajudar”. Sempre que, na história, um personagem comer ou beber alguma coisa, convide as crianças a comer também, e distribua biscoitos, copinhos de água, suco… Isto não atrapalhará o andamento da lição; ao contrário, manterá as crianças atentas. A cada interrupção curta, você terá mais alguns minutos de atenção.
Explore os sentidos na aprendizagem, levando objetos relacionados à história, que a criança possa ver, tocar, cheirar etc. Ex: Na aula de hoje, elas poderão brincar com um barquinho de brinquedo e molhar as mãos na água” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
“Nunca entre em sala de aula sem estar preparada. A grande falha das escolas dominicais, de um modo geral, é o despreparo do professor. Tal despreparo é a causa do desinteresse dos alunos. As improvisações nunca funcionam positivamente. Além do mais, o ambiente da aula precisa ser o mais agradável possível. As crianças aprenderão a amar este lugarzinho que Deus reservou para elas e para você.
Prepare a lição, separe os visuais, o versículo para memorizar e coloque-se como vaso nas mãos do Senhor, para apresentar sempre novidades.
Durante a aula, não se detenha à leitura da revista do professor, leia a história bíblica durante a semana e faça pesquisas adicionais.
Chegue mais cedo do que as crianças e coloque todo o material em ordem. Receba as crianças carinhosamente e com entusiasmo. Faça a apresentação dos visitantes e deseje boas-vindas. Ajude na marcação das frequências, peça um aluno para recolher as ofertas e acomode as crianças em seus devidos lugares. Faça uma oração e peça para as crianças repetirem. Cante um corinho bem alegre, afinal falaremos do nascimento de Jesus! (ARAUJO, Verônica. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Antecipadamente, faça o contorno da roupa de João Batista em papel camurça para que os alunos recortem; essa etapa da atividade estimula a coordenação motora. Em seguida, eles vão colar a roupa sobre a figura de João Batista. Enquanto realizam a atividade, incentive-os a sentir a textura do papel e explique que essa textura é parecida com a do pelo de camelo, de que era feita a roupa de João.
Enquanto as crianças realizam a atividade, converse com elas explicando que também podemos falar de Jesus para as pessoas que estão perto de nós. Quando fazemos isso, somos mensageiros de Deus, assim como João Batista. Existem muitas pessoas que ainda não conhecem o nosso amigo Jesus, não sabem como Ele é bom e o quanto nos ama. Podemos transmitir essa mensagem através das nossas palavras, compartilhando uma história bíblica, e também sendo obedientes e fazendo o bem às pessoas ao nosso redor, ou seja, seguindo o exemplo de Jesus. Talvez nem todos acreditem em Jesus, mas o importante é fazermos a nossa parte como mensageiros de Deus” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Peça as crianças para ajudar a guardar os brinquedos. Relembre o versículo do dia. Faça uma oração de despedida com elas, pedindo a Deus que as guarde no caminho de volta para casa. Despeça-as dizendo que espera por elas no próximo domingo.